Radiação e suas influências no cotidiano de um piloto de linha aérea

  • Giancarlo Steffani Matheus
Palavras-chave: radiação cósmica, contador Geiger, International Commission of Radiological Protection, membros de tripulações de voo.

Resumo

Na formação de um piloto, além das habilidades técnicas, o mesmo recebe diversos fundamentos teóricos. Porém, em muitos dos casos, alguns conceitos básicos, como radiação cósmica, não são abordados. Este trabalho tem como objetivo avaliar o índice de radiação a que são expostos tripulações de voo e passageiros frequentes, além de indicar seus prováveis efeitos sobre órgãos e tecidos humanos. Além de introduzir os conceitos físicos pertinentes ao tema, são discutidos os fatores que influenciam a intensidade da radiação durante voos como altitude, latitude e o comportamento periódico das erupções solares. Com o uso de um contador Geiger, foram medidas taxas de radiação em pulsos/hora em níveis de voo de aviões de linha aérea domésticas e internacional. Os resultados mostram que o número de contagens radioativas por hora em voos nacionais é cerca de sete a dez vezes superior ao número de contagens em solo e que, para voos internacionais, esse fator se altera para aproximadamente vinte. Entretanto, esses índices ainda estão abaixo dos limites de dose efetiva estipulados para trabalhadores ocupacionais segundo a International Commission of Radiological Protection, que é uma média de 20 mSv por ano, calculada em períodos de 5 anos. Para mulheres grávidas, a média é 1mSv durante todo o período de gestação, não sendo permitido exceder 0,5mSv por mês. Embora a exposição à radiação cósmica possa afetar os tecidos e órgãos humanos, modificando ou destruindo células, outros fatores de risco ocupacionais podem contribuir mais significativamente para a mortalidade de membros de tripulações de voo.

Biografia do Autor

Giancarlo Steffani Matheus
Gilbertto Keller
Como Citar
Matheus, G. S. (2011). Radiação e suas influências no cotidiano de um piloto de linha aérea. Revista Da Graduação, 4(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/graduacao/article/view/10034
Seção
Faculdade de Ciências Aeronáuticas