Experiência de estágio obrigatório em serviço social: a efetivação da tríade e da pesquisa na formação profissional / Experience of obligatory internship on social service: the effectiveness of triad and research in professional education

Autores

  • Maíz Ramos Junqueira Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS)
  • Tatiana Reidel Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
  • Fernanda Lanzarini da Cunha

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.2.18946

Palavras-chave:

Serviço Social, Formação profissional

Resumo

A experiência de estágio obrigatório relatada no presente artigo foi desenvolvida através da articulação entre o Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e o Serviço Social do Fórum da Comarca de Guaíba/RS. O campo de estágio situa-se na área sociojurídica, tendo como especificidade a atuação profissional no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul. Em tempos em que é árdua a luta para que a educação não se limite a simples mercadoria, realizar reflexões sobre o estágio curricular obrigatório em Serviço Social e suas múltiplas implicações na formação do estagiário envolvido, supervisor acadêmico e supervisor de campo é reforçar a importância da garantia de uma formação de qualidade que ultrapasse os ditames do mercado e contribua para consolidar o projeto ético-político profissional.

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Biografia do Autor

Maíz Ramos Junqueira, Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS)

Assistente Social no Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul (TJRS), lotada na Comarca de Guaíba. Doutoranda em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC/RS).

Tatiana Reidel, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Prof. Dr. no Curso de Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande Sul (UFRGS).

Fernanda Lanzarini da Cunha

Graduada em Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2014-12-30

Como Citar

Junqueira, M. R., Reidel, T., & da Cunha, F. L. (2014). Experiência de estágio obrigatório em serviço social: a efetivação da tríade e da pesquisa na formação profissional / Experience of obligatory internship on social service: the effectiveness of triad and research in professional education. Textos & Contextos (Porto Alegre), 13(2), 302–314. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.2.18946

Edição

Seção

Ensino e Formação