Trabalho e gênero: aportes para o debate da questão social

  • Reginaldo Guiraldelli UnB
Palavras-chave: Trabalho, Gênero, Questão Social

Resumo

Este artigo pretende de forma sucinta apresentar algumas concepções acerca das categorias trabalho e gênero, situando esta discussão no campo do Serviço Social e das áreas das Ciências Sociais e Humanas, de forma a aproximar o leitor dos sentidos e significados destas categorias na vida social, além de problematizar algumas convergências e divergências conceituais no campo destas temáticas, objetivando suscitar reflexões e estimular o debate nos diversos campos do saber. De maneira aproximativa, também se objetiva trazer para a pauta do Serviço Social a abordagem dos respectivos assuntos tendo como fio condutor a questão social e suas múltiplas manifestações, compreendendo que trabalho e gênero, enquanto temas transversais constituintes e constitutivos da história da humanidade também se expressam e se revelam nas tensas relações sociais em que se dá a luta de classes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Reginaldo Guiraldelli, UnB
Assistente Social, Mestre e Doutor em Serviço Social pela UNESP/Franca-SP. Professor Adjunto da Universidade de Brasília (UnB)
Publicado
2011-12-05
Como Citar
Guiraldelli, R. (2011). Trabalho e gênero: aportes para o debate da questão social. Textos & Contextos (Porto Alegre), 10(2), 244 - 254. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/9633
Seção
Estado, trabalho e políticas sociais