Contornos e sinergias entre a política de Saúde e o adolescente privado de liberdade: intersetorialidade como desafio

Autores

  • Patricia Barreto Cavalcanti Universidade Federal da Paraíba
  • Andreza Carla da Silva Dantas UFPB
  • Rafael Nicolau Carvalho UFPB

Palavras-chave:

Saúde, intersetorialidade, criança e adolescente

Resumo

O artigo objetiva discutir a situação dos adolescentes em privação de liberdade no que se refere ao atendimento público em saúde. Parte-se do pressuposto que o direito à saúde vem sendo negado, mesmo que o Estatuto da Criança e do Adolescente já exista há duas décadas. A materialidade deste direito específico depende de mudanças estruturais rigorosas entre as políticas de base social, no que concerne os patamares de financiamento e nas suas formas de gestão e nomeadamente do tipo de postura que o Estado tem assumido frente à questão da criança e do adolescente. A estratégia da intersetorialidade se revela fundamental, porém ela depende de um lastro de variáveis ainda não consolidados no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Patricia Barreto Cavalcanti, Universidade Federal da Paraíba

Professora Associado II da Universidade Federal da Paraíba do Departamento de Serviço Social. Doutora em Serviço Social pela PUC/SP

Andreza Carla da Silva Dantas, UFPB

Mestranda em Serviço Social na Universidade Federal da Paraíba. Assistente Social da Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa. Pesquisadora do SEPSASS. João Pessoa – PB, Brasil.

Rafael Nicolau Carvalho, UFPB

Mestre em Serviço Social pela UFPB. Professor Assistente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal da Paraíba. Preceptor da Residência Multiprofissional em Saúde da Família e Comunidade. Coordenador do PET Saúde Mental/2011 – UFPB, João Pessoa – PB, Brasil.

Downloads

Publicado

2011-12-05

Como Citar

Cavalcanti, P. B., Dantas, A. C. da S., & Carvalho, R. N. (2011). Contornos e sinergias entre a política de Saúde e o adolescente privado de liberdade: intersetorialidade como desafio. Textos & Contextos (Porto Alegre), 10(2), 399–410. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/9346

Edição

Seção

Sujeitos vulnerabilizados, processos sociais, estratégias e políticas de enfrentamento