Avaliação de programas e políticas públicas

Autores

  • Helenara Fagundes Universidade Católica de Pelotas
  • Alessandra Ballinhas de Moura Universidade Católica de Pelotas

Resumo

A necessidade de conhecer do ser humano está diretamente vinculada ao seu desejo de compreender, explicar, julgar e alterar o real. A natural curiosidade humana direciona o pensamento a um julgamento de valor. É certo que qualquer forma de avaliação envolve necessariamente um julgamento, vale dizer, trata-se precipuamente de atribuir um valor, uma medida de aprovação ou desaprovação a uma política ou programa público. O processo avaliativo deve ser um tema de estudo constante frente à demanda colocada na realidade, onde as políticas públicas devem responder às necessidades da população, implantando e implementando ações com qualidade. O presente artigo pretende contextualizar a evolução do processo de avaliação e analisar os aspectos metodológicos que devem ser utilizados nos programas e políticas públicas, enfatizando os modelos analíticos de efetividade, eficácia e eficiência.

Palavras-chave – Avaliação. Programas. Metodologia. Resultados. Planejamento. Políticas públicas. Impactos. Eficiência. Eficácia. Efetividade.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2009-08-13

Como Citar

Fagundes, H., & de Moura, A. B. (2009). Avaliação de programas e políticas públicas. Textos & Contextos (Porto Alegre), 8(1), 89–103. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/5676

Edição

Seção

Políticas públicas: fundamentos, capacitação e avaliação