Serviço Social e Marxismo

tendências da formação acadêmica na PUCRS (1982 - 1996)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2023.1.43601

Palavras-chave:

Fundamentos do Serviço Social, historicidade do Serviço Social, marxismo, formação profissional

Resumo

O artigo é fruto de pesquisa na área temática dos Fundamentos Históricos e Teórico-Metodológicos do Serviço Social, a qual analisou a influência do marxismo na formação graduada da Faculdade de Serviço Social de Porto Alegre (PUCRS) no período entre 1982 e 1996, a partir de pesquisa documental em acervo histórico e realização de entrevistas. Discute-se o processo sócio histórico de interlocução da profissão com o marxismo, tematizando as particularidades da formação profissional nos marcos do currículo de 1982 na PUCRS, recuperando o debate da literatura especializada e da memória docente e discente. Sistematiza dados dos trabalhos de conclusão de curso da PUCRS entre o período de 1982 a 1996 que dialogam com a teoria social marxista. Por fim, apresenta os principais achados da investigação e desafios para a realização de novos estudos com ênfase histórica sobre o tema.

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Biografia do Autor

Luciana do Nascimento da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil.

Mestre em Política Social e Serviço Social pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; especialista em Saúde da Família e Comunidade e especialista em Saúde Mental pelo Grupo Hospitalar Conceição (GHC), em Porto Alegre, RS, Brasil. Assistente social CAPS AD III, em Porto Alegre, RS, Brasil.

Thaisa Teixeira Closs, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre, RS, Brasil

Doutora e mestre em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil.

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Publicado

2023-07-14

Como Citar

do Nascimento da Silva, L., & Teixeira Closs, T. (2023). Serviço Social e Marxismo: tendências da formação acadêmica na PUCRS (1982 - 1996). Textos & Contextos (Porto Alegre), 22(1), e43601 . https://doi.org/10.15448/1677-9509.2023.1.43601

Edição

Seção

Artigos e Ensaios