Políticas para pessoa com deficiência e as contribuições de Freire e Montessori

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2020.1.36611

Palavras-chave:

Pessoas com Deficiência, Pedagogia Montessoriana, Pedagogia Freireana.

Resumo

A temática central deste artigo versa sobre o atendimento das Pessoas com Deficiência, busca-se deste modo inferir sobre algumas contribuições históricas a partir da pedagogia proposta por Paulo Freire e Maria Montessori. Apesar de em estudos preliminares Freire não ter tratado diretamente sobre o tema pessoa com deficiência, traz em suas obras um vasto material que dividiu barreiras entre a educação para poucos e a sua democratização. Freire (2013, p. 47) defende que a Educação é um processo em que o sujeito deve apreender através da sua vivência, não se evolui recebendo conhecimentos prontos, ou seja: “ensinar não é transferir conhecimentos, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção”. Deste modo, permite-se estabelecer uma relação entre a pedagogia de Paulo Freire e a política educacional para as pessoas com deficiência, pois ambas desejam que todas as pessoas da sociedade tenham acesso à política de educação. Já a pedagogia proposta por Maria Montessori está inter-relacionada com a inclusão das pessoas com deficiência, uma vez que seus estudos inicialmente voltaram-se para a educação de crianças com deficiência intelectual.

 

 

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Biografia do Autor

Jocenir de Oliveira Silva, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), São Borja, RS.

Doutor em Serviço Social (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Professor Adjunto da Universidade Federal do Pampa (Unipampa), no Curso de Serviço Social, em São Borja, RS, Brasil. Componente do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais, Questão Social e Relações de Exploração/Opressão.

Idilia Fernandes, Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (FADERS), Porto Alegre, RS

Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, RS, Brasil. Assistente Social da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul, em Porto Alegre, RS.

Luísa Righi Fonseca, Universidade Federal do Pampa (Unipampa), São Borja, RS.

Mestre em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em São Borja, RS, Brasil. Assistente Social, especialista em Política de Assistência Social - SUAS pelo Centro Universitário Internacional,
em São Borja, RS, Brasil. Componente do Grupo de Pesquisa em Políticas Sociais, Questão Social e Relações de Exploração/Opressão.

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Publicado

2020-05-26

Como Citar

de Oliveira Silva, J., Fernandes, I., & Righi Fonseca, L. (2020). Políticas para pessoa com deficiência e as contribuições de Freire e Montessori. Textos & Contextos (Porto Alegre), 19(1), e36611. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2020.1.36611

Edição

Seção

Artigos e Ensaios