Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS

Autores

  • Graziela Scheffer Machado UERJ
  • Thaisa Teixeira Closs UFRGS
  • Inez Rocha Zacarias PUCRS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2018.1.30390

Palavras-chave:

Fundamentos do Serviço Social, Desenvolvimentismo, Reconceituação latino-americana, Rio Grande do Sul.

Resumo

Este artigo apresenta resultados da pesquisa “Serviço Social, memória e reconceituação latino-americana: antecedentes e expressões na escola de Porto Alegre – RS”. A metodologia utilizada foi a análise documental do acervo histórico da escola, englobando os currículos, os planos de disciplinas e a categorização de 517 trabalhos de conclusão de curso, no período de 1948 a 1975. A partir dos resultados, verifica-se que a influência do desenvolvimentismo na escola foi impulsionada pela realização de Seminários Internacionais em Porto Alegre na década de 1950, sendo intensificada no início da década de 1960 no quadro da conjuntura política do governo Leonel Brizola. No período que antecede a realização do I Seminário Latino-Americano de 1965, sediado nesta escola, verificam-se duas tendências de renovação profissional, quais sejam: a estrutural-participativa, articulada pelo docente Seno Cornely, marcada pela influência do pensamento cepalino, pela técnica de Seminários na mobilização de comunidades, integrando DC, planejamento e política social no âmbito do Departamento de Assistência Social; e a pedagógico-cultural, vinculada ao movimento de Cultura Popular, articulada pelas docentes Lucia Castillo e Zilah Totta sob a influência da esquerda católica, em articulação com a Secretaria de Cultura, sob a influência intelectual de Ernani Fiori.

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Biografia do Autor

Graziela Scheffer Machado, UERJ

Docente do curso de Serviço Social da UERJ.

Thaisa Teixeira Closs, UFRGS

Docente do curso de Serviço Social e do mestrado em Política Social e Serviço Social da UFRGS.

Inez Rocha Zacarias, PUCRS

Pós-doutoranda do programa de pós-graduação em Serviço Social da PUCRS.

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Publicado

2018-08-22

Como Citar

Machado, G. S., Closs, T. T., & Zacarias, I. R. (2018). Antecedentes da Reconceituação Latino-Americana na Escola de Porto Alegre – RS / Latin American Reconceituation Antecedents in the School of Porto Alegre – RS. Textos & Contextos (Porto Alegre), 17(1), 67–80. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2018.1.30390

Edição

Seção

Serviço Social, História e Trabalho