Educar para a Prudência: convergências com a heurística do temor / Educate to Prudence: convergences with the heuristics of fear

Autores

  • Cláudia Battestin
  • Arnaldo Nogaro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1677-9509.2017.1.23568

Palavras-chave:

Prudência. Temor. Educar.

Resumo

O artigo nasce da necessidade de demonstrar a importância de educar para a prudência em um contexto global, em que ações desmedidas e inconsequentes colocam em risco a sobrevivência humana na terra e a vida do planeta. Trata-se de uma reflexão de natureza teórico-bibliográfica, amparada em autores como Jonas (1994,1997, 2006), Cortina (2010), Aristóteles (1995), Tomás de Aquino (1934), Bauman (2011) e Lévy (2007), com o intuito de explicitar o significado mais profundo da prudência e de como ela se sustenta enquanto fundamento para a prática de ações coerentes de retidão ética. Embora haja relativo silêncio a seu respeito no cenário presente, ela nunca se ausentou de guiar as ações que visam ao bem e à defesa da vida. Urge tirá-la do silêncio em que se encontra, por meio da prática educativa escolar, e explicitá-la nos discursos e práticas humanas para que protejamos a dignidade humana e a continuidade da vida sobre a terra.

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Biografia do Autor

Cláudia Battestin

Professora do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões(URI) Campus Frederico Westphalen

Arnaldo Nogaro

Professor do Programa de Pós graduação em Educação da Universidade Regional Integrada do alto Uruguai e das Missões(URI) Campus Frederico Westphalen

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PMCid:PMC172347

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Publicado

2017-07-13

Como Citar

Battestin, C., & Nogaro, A. (2017). Educar para a Prudência: convergências com a heurística do temor / Educate to Prudence: convergences with the heuristics of fear. Textos & Contextos (Porto Alegre), 16(1), 205–214. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2017.1.23568

Edição

Seção

Processos Sociais, Formação e Trabalho