Crise e Reestruturação do Capital: a busca pela recomposição das taxas de acumulação / Crisis and Capital Restructuring: the quest for recovery of rates of accumulation
DOI:
https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.1.16774Palavras-chave:
Reestruturação produtiva. Capital Financeiro. Crise Econômica. Trabalho.Resumo
O objetivo do presente texto é analisar a composição do capital financeiro e suas implicações para o processo de reestruturação produtiva. Examina, também, as implicações das mudanças na relação entre Estado e sociedade civil, as consequências de um novo modelo de gestão econômico-social com base na volatilidade econômica inaugurada com as crises cíclicas do capital. Neste sentido, o texto problematiza e apresenta a trajetória crítica de processos que envolvem a contradição entre o capital e o trabalho na segunda metade do século XX e início do século XXI. Enfatiza a metamorfose e a substituição de trabalho vivo por trabalho morto e as implicações para o modo como os homens respondem às necessidades de produzir e reproduzir a vida material.Downloads
Referências
AMORIM, Henrique. Trabalho Imaterial: Marx e o debate contemporâneo. São Paulo: Annablume; FAPESP, 2009.
ALVES, José Eustáquio Diniz. A redução da extrema pobreza no mundo. EcoDebate. Edição 1.554, de 21/ Março/ 2012. Disponível em: http://www.ecodebate.com.br/2012/03/23/a-reducao-da-extrema-pobreza-no-mundo-artigo-de-jose-eustaquio-diniz-alves/. Acesso in Box.
ANTUNES, Ricardo. Adeus ao trabalho? Ensaio sobre as metamorfoses e a centralidade no mundo do trabalho. São Paulo: Cortez, 2011.
ANDERSON, P. Balanço do neoliberalismo. In.: SADER, Emir; GENTILI, P. (org). Pós-neoliberalismo: as políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995.
CASTEL, Robert. As metamorfoses da questão social: uma crônica do salário. Petrópolis, RJ, Vozes, 2010.
CERRONI, Umberto. Consenso. Site Gramsci e o Brasil. (s/d). Disponível em: http://www.acessa.com/gramsci/?page=visualizar&id=637. Acesso em 16/5/2012.
HARVEY, David. O enigma do capital: e as crises do capitalismo. São Paulo, SP: Boitempo, 2011.
HOBSBAWM, Eric. Era dos extremos: o breve século XX 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
IAMAMOTO, Marilda Villela. Serviço Social em tempo de capital fetiche: capital financeiro, trabalho e questão social. São Paulo: Cortez, 2007.
MANDEL. Ernest. O Capitalismo Tardio. São Paulo: Abril Cultural, 1982. (Coleção os Economistas).
MARSHALL, T. H. Cidadania, Classes Social e Status. Rio de Janeiro, Zahar Editores, 1967.
MARX, Karl. O 18 Brumário e Cartas a Kugelmann. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2002.
______, Para a crítica da economia política: Salário, preço e lucro / o rendimento e suas fontes. São Paulo: Abril Cultural, 1982. (Coleção os Economistas)
______; ENGELS, Friedrich. Manifesto do Partido Comunista. São Paulo: Martin Claret, 2008.
MOVIMENTO ALTERNATIVA SOCIALISTA. Caderno Internacional (2005). Disponível em: http://www.mas.org.pt/index.php?option=com_content&view=section&layout=blog&id=6&Itemid=469. Acesso em 6/4/2012.
______, Estado e sociedade civil em tempos de globalização: reinvenção da política ou despolitização? Dossiê Mundialização, crise contemporânea e políticas sociais. Revista katálysis [online]. 2004, vol.14, n.1, pp. 19-30.
STEIN, Rosa Helena. As políticas de transferência de renda na Europa e na América Latina: recentes ou tardias estratégias de proteção social? Universidade de Brasília (UnB). Centro de pesquisa e pós-graduação sobre as Américas (CEPPAC). Tese de doutoramento. Brasília, 2005.
MANDL, Carolina; ADACHI, Vanessa. Expansão do crédito dá ao HSBC lucro 44% maior. São Paulo, Jornal Valor Econômico, 23/08/2011. Disponível em: http://www2.valoronline.com.br/financas/983708/expansao-do-credito-da-ao-hsbc-lucro-44-maior . Acesso em 26 de abril de 2012.
YAZBEK. Maria Carmelita. Mudanças no capitalismo: desafios e perspectivas para as políticas sociais e para o Serviço Social. In. XIII Congresso Brasileiro de Assistentes Sociais: Lutas sociais e exercício profissional no contexto da crise do capital: mediações e a consolidação do projeto ético-político do Serviço Social. Brasília, 2010.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Textos & Contextos (Porto Alegre) implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Textos & Contextos (Porto Alegre) como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.