Política Pública e Subjetividade: a assistência estudantil na universidade / Public Policy and Subjectivity: a university student assistance

  • Jardel Pelissari Machado Universidade Federal do Paraná
  • Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan Universidade Federal do Paraná
Palavras-chave: Política Pública. Assistência Estudantil. Produção da Subjetividade. Ensino Superior. Discurso.

Resumo

Analisaram-se os possíveis efeitos de sentido produzidos por uma política de assistência estudantil, voltada à manutenção de estudantes de baixa renda na universidade, para os processos de subjetivação dos estudantes beneficiados. Realizou-se um estudo documental de textos internacionais e nacionais que implementam a política analisada com base na filosofia bakhtiniana da linguagem. Discute-se a ligação da política com organismos internacionais de fomento e como a construção da política e as estratégias que a põem em prática (re)produzem e centralizam sentidos nas relações de poder compondo um conjunto de regras de caráter preventivo e prescritivo ao desempenho e conduta do estudante. Conclui-se sobre como os documentos polarizam sentidos que impactam sobre a produção de subjetividade em uma sociedade.

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Biografia do Autor

Jardel Pelissari Machado, Universidade Federal do Paraná

Psicólogo da Universidade Federal do Paraná

Curitiba – PR – Brasil

Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná

Av. São José, 700, Ap. 14 – B,

Bairro Cristo Rei – Curitiba – PR

CEP: 80050-350

[email protected] 

Miriam Aparecida Graciano de Souza Pan, Universidade Federal do Paraná

Professor Associado do Departamento de Psicologia da Universidade Federal do Paraná

Curitiba – PR – Brasil

Doutor em Letras pela Universidade Federal do Paraná e Pós-Doutor em Gestão da Educação 

[email protected]

Publicado
2014-08-26
Como Citar
Machado, J. P., & Pan, M. A. G. de S. (2014). Política Pública e Subjetividade: a assistência estudantil na universidade / Public Policy and Subjectivity: a university student assistance. Textos & Contextos (Porto Alegre), 13(1), 184 - 198. https://doi.org/10.15448/1677-9509.2014.1.15929
Seção
Pesquisa e Formação