A Relação Teoria/Método/Instrumentais: uma leitura a partir da concepção de profissão - The Relationship Theory/Method/Instrumental: a reading from the conception of profession

  • Isabela Sarmet de Azevedo Universidade Federal Fluminense
Palavras-chave: teoria-método-instrumentais

Resumo

Este artigo apresenta um resultado parcial da pesquisa intitulada Desvendando instrumentos e técnicas no Serviço Social: a adoção de uma política de trabalho e a garantia de um serviço público de qualidade, em desenvolvimento na Universidade Federal Fluminense, que tem por objetivo sistematizar a relação entre teoria, método e instrumentais, a partir de uma concepção de profissão. Situar o significado sócio histórico do instrumental técnico-operativo do Serviço Social, pela adoção de uma perspectiva analítica, histórica e teórica, que permite apreendê-lo na sua condição de parte da intervenção do Serviço Social nas relações sociais e não como um arsenal de instrumentos e técnicas aplicáveis de forma padronizada faz parte dos objetivos dessa produção. Ela resulta da interpretação dos textos acessados em livros, artigos, anais de eventos, dissertações de mestrado e teses de doutorado entre os anos 1990 e presente data, cujo objeto de estudo seja os instrumentos e as técnicas de intervenção profissional do assistente social.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Isabela Sarmet de Azevedo, Universidade Federal Fluminense
Professora de Ética Profissional e Pesquisa em Serviço Social do Departamento de Serviço Social do Instituto de Ciências da Sociedade e Desenvolvimento Regional da Universidade Federal Fluminense; Doutora em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo no ano de 2006; Bacharel em Direito, aprovada na OAB em 2012.
Publicado
2013-12-20
Como Citar
de Azevedo, I. S. (2013). A Relação Teoria/Método/Instrumentais: uma leitura a partir da concepção de profissão - The Relationship Theory/Method/Instrumental: a reading from the conception of profession. Textos & Contextos (Porto Alegre), 12(2), 325 - 333. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/15323
Seção
O Pensamento Crítico Moderno e o Serviço Social