Paradoxos da Assistência Social: algumas considerações - Paradoxes of Social Assistance: some considerations

  • Vinicius Tonollier Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Pedrinho Guareschi UFRGS
Palavras-chave: Políticas Sociais, Serviço Social.

Resumo

O artigo traz considerações sobre o papel paradoxal da assistência social no cenário social brasileiro. Se, por um lado, a partir do advento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) há inquestionáveis melhorias na garantia de direitos mínimos da população, por outro, este mesmo avanço contribui para que se mantenham atenuadas as contradições sociais. Com isso, dificulta-se a organização e a busca por alterações mais profundas e amplas, como o direito pleno ao trabalho e a garantia absoluta dos direitos humanos. Procura-se complexificar a questão explorando a centralidade que a assistência social adquiriu no Brasil como principal política de administração da desigualdade e combate à pobreza, embora esta seja uma tarefa que não está ao seu alcance, por pertencer a uma dimensão macroestrutural relacionada ao funcionamento do capitalismo e do neoliberalismo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vinicius Tonollier, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
Graduação em Psicologia (2009) e Mestre em Psicologia Social e Institucional – Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social e Institucional da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGPSI-UFRGS) (2013).
Pedrinho Guareschi, UFRGS
Graduação em Filosofia pela Faculdade de Filosofia Imaculada Conceição (1969), graduação em Teologia pelo Instituto Redentorista de Estudos Superiores de SP (1964), Pós Graduação em Sociologia pela PUCRS (1965), graduação em Letras pela Universidade de Passo Fundo (1968), mestrado em Psicologia Social - Marquette University Milwaudee (1973), doutorado em Psicologia Social - University Of Wisconsin At Madison (1980), pós-doutorado no departamento de Ciências Sociais na Universidade de Wisconsin (1991) e pós-doutorado no departamento de Ciências Socias na Universidade de Cambridge (2002). Professor convidado da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).
Publicado
2013-12-20
Como Citar
Tonollier, V., & Guareschi, P. (2013). Paradoxos da Assistência Social: algumas considerações - Paradoxes of Social Assistance: some considerations. Textos & Contextos (Porto Alegre), 12(2), 383 - 391. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/13667
Seção
Políticas e Programas de Proteção Social