Meio ambiente e Serviço Social: desafios ao exercício profissional

  • Mariane Sauer Universidade Federal de Santa Catarina
  • Edalea Maria Ribeiro Universidade Federal de Santa Catarina
Palavras-chave: Serviço Social. Desenvolvimento socioambiental. Impacto ambiental.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo problematizar os desafios que a questão socioambiental demanda ao exercício profissional do Serviço Social, a partir de pesquisa documental e empírica realizada. Grande parte dos assistentes sociais que atuam na área socioambiental estão inseridos no âmbito da construção de empreendimentos causadores de impacto ambiental, como usinas hidrelétricas. Os principais desafios que o profissional do Serviço Social enfrenta são a falta de conhecimento da profissão a respeito da temática socioambiental, a incipiente produção teórica e a discussão nos espaços acadêmicos nos quais o Serviço Social se faz presente. Diante dessa realidade, se faz urgente a ampliação do debate acerca desta demanda, envolvendo, em diferentes níveis, a categoria profissional, os conselhos regionais e federal da profissão, e o fortalecimento de movimentos sociais, buscando alternativas para seu enfrentamento com vistas à construção de um novo mundo possível.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mariane Sauer, Universidade Federal de Santa Catarina
Graduada em Serviço Social pelo Centro SocioEconomico da Universidade Federal de Santa Catarina
Edalea Maria Ribeiro, Universidade Federal de Santa Catarina
Edaléa Maria Ribeiro, graduação em Serviço Social pela Universidade Federal de Santa Catarina, mestrado e doutorado em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina.
Publicado
2012-12-28
Como Citar
Sauer, M., & Ribeiro, E. M. (2012). Meio ambiente e Serviço Social: desafios ao exercício profissional. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(2), 390 - 398. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/12585
Seção
Urbanismo, território e meio ambiente