Trabalho em saúde, formação profissional e inserção do Serviço Social na residência multiprofissional em saúde da família

  • Valdilene Viana Schmaller Universidade Federal de Pernambuco
  • Janice Lemos Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria das Graças e Silva Universidade Federal de Pernambuco
  • Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Palavras-chave: Qualificação profissional. Trabalho em saúde. Serviço Social. Residência.

Resumo

O artigo discute as especificidades, atribuições e a vivência do trabalho do assistente social na area da saúde. Este estudo foi elaborado a partir da inserção na Residência Multiprofissional em Saúde da Família, compreendendo que o profissional de Serviço Social atua nas expressões da questão social, nos determinantes sociais do processo saúde – doença tendo em vista atender às reais necessidades de saúde da população e os princípios e diretrizes do SUS. Considera-se que a formação em saúde não deve perder de vista a identidade profissional bem como os fundamentos e o projeto ético-político da profissão.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Valdilene Viana Schmaller, Universidade Federal de Pernambuco
Doutora em Serviço Social. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PREMUSF) da Universidade Federal de Pernambuco.
Janice Lemos, Universidade Federal de Pernambuco
Assistente Social. Residente do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PREMUSF) da Universidade Federal de Pernambuco.
Maria das Graças e Silva, Universidade Federal de Pernambuco
Doutora em Serviço Social. Docente do Departamento de Serviço Social da Universidade Federal de Pernambuco.
Maria Luiza Lopes Timóteo de Lima
Doutora em Saúde Pública. Tutora do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Família (PREMUSF) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Docente do Departamento de Fonoaudiologia da Universidade Federal de Pernambuco.
Publicado
2012-12-28
Como Citar
Schmaller, V. V., Lemos, J., Silva, M. das G. e, & Lima, M. L. L. T. de. (2012). Trabalho em saúde, formação profissional e inserção do Serviço Social na residência multiprofissional em saúde da família. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(2), 346 - 361. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/12362
Seção
Política de saúde: gestão e formação