Empoderamento, trabalho e cuidados: mulheres no programa bolsa família

  • Cássia Maria Carloto Universidade Estadual de Londrina
  • Silvana Aparecida Mariano Universidade Estadual de Londrina
Palavras-chave: Programa Bolsa Família. Gênero e políticas públicas. Centralidade na mulher-mãe. Empoderamento. Autonomia.

Resumo

A proposta deste texto é comentar questões relativas à autonomia e empoderamento das mulheres tendo como base uma pesquisa, realizada em 2010, intitulada “Participação das mulheres em programas de transferência condicionada de renda no Brasil: avanços e contradições para um projeto feminista de empoderamento”. A pesquisa, de caráter qualitativo, foi realizada em Londrina-PR e Uberlândia-MG, municípios de grande porte, com mulheres moradoras da zona urbana. Foram entrevistadas, com questionários, 102 mulheres titulares do Programa Bolsa Família-PBF, sendo 51 em Londrina e 51 em Uberlândia. Com o intuito de aprofundamento, realizamos também três grupos focais com as mulheres titulares do Programa.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Maria Carloto, Universidade Estadual de Londrina
Departamento de Serviço Social- Gradução e Pós-Graduação
Silvana Aparecida Mariano, Universidade Estadual de Londrina
Doutora em Sociologia pela Unicamp. Docente do Depto de Sociologia da Universidade Estadual de Londrina.
Publicado
2012-12-28
Como Citar
Carloto, C. M., & Mariano, S. A. (2012). Empoderamento, trabalho e cuidados: mulheres no programa bolsa família. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(2), 258 - 272. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/12337
Seção
Proteção social e transferência de renda