O caleidoscópio da relação entre Estado e sociedade: os diferentes ângulos de análise das perspectivas teóricas

  • Guiomar Oliveira Passos Universidade Federal do Piauí
Palavras-chave: Estado-sociedade. Teoria social. Sociologia política.

Resumo

O texto enfoca a relação entre Estado e Sociedade, identificando como é expressa em estudos de cientistas sociais e políticos considerados clássicos da literatura política e sociológica nacional ou internacional. O empreendimento, baseado em pesquisa bibliográfica, é desenvolvido em dois momentos: primeiro, verifica como a relação é estabelecida em cada obra e, depois, compara-as, agrupando-as em dois blocos de modo a explicitar ângulos e perspectivas de análise. No primeiro, reúnem-se os que analisam Estado e Sociedade como interdependentes, sendo o primeiro reflexo da segunda, ou como esferas distintas ainda que interdependentes. No segundo, reúnem-se os que os têm separados, uns, conferindo ao Estado primazia com a função de dirigir a Sociedade, e outros que o têm como mobilizador e provedor das condições necessárias ao exercício da autonomia e da solidariedade. Assim, constituem distintos ângulos de observação em que a relação entre Estado e Sociedade, como num caleidoscópio, forma diferentes figuras, explicitando seus diferentes aspectos e, consequentemente, desvelando-lhe, senão em sua totalidade, pelo menos várias de suas múltiplas faces.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Guiomar Oliveira Passos, Universidade Federal do Piauí
Doutora em Sociologia pela Universidade de Brasília e professora do Departamento de Serviço Social e dos Programas de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Ciência Política da Universidade Federal do Piauí.
Publicado
2012-12-28
Como Citar
Passos, G. O. (2012). O caleidoscópio da relação entre Estado e sociedade: os diferentes ângulos de análise das perspectivas teóricas. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(2), 234 - 246. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/12329
Seção
Metodologia de pesquisa e sociologia política