Projeto RS Amigo do Idoso: uma amizade que não se efetivou

Autores

  • Jussara Rauth Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatra e Gerontologia – RS
  • Everton Rodrigo Santos Universidade Feevale
  • Valdir Pedde FEEVALE

Palavras-chave:

Projeto RS amigo doidoso, Politicas Públicas, Envelhecimento

Resumo

Este artigo tem como objetivo principal avaliar a implementação do Projeto RS Amigo do Idoso em três municípios do estado do Rio Grande do Sul entre os anos de 2008 e 2010. Nosso trabalho, ao proceder à avaliação da instauração do projeto em tela, estará produzindo condições para que se compreendam melhor os mecanismos envolvidos na execução de ações de política pública. Nossa hipótese de trabalho postula que não houve eficácia nem eficiência na implantação desta política, uma vez que o Projeto não trouxe contribuição significativa para solucionar um problema público, qual seja, o envelhecimento acelerado da população. A metodologia utilizada foi a análise documental, a partir dos dados apresentados nos documentos oficiais, como os relatórios dos grupos focais, os planos municipais e os relatórios apresentados após um ano de início da execução do projeto, bem como entrevistas semi-estruturas aplicadas aos gestores do projeto analisado, articuladas à bibliografia especializada.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jussara Rauth, Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatra e Gerontologia – RS

É Assistente Social especialista em Gerontologia Social. Mestre em Inclusão Social e Acessibilidade. Presidente do Departamento de Gerontologia da Sociedade Brasileira de Geriatra e Gerontologia – RS.

Everton Rodrigo Santos, Universidade Feevale

Doutor em Ciência Política pela UFRGS, professor e pesquisador na Universidade FEEVALE no mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade. Professor Adjunto na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA) no ensino de Graduação em Ciência Política e Pós-Graduação. E-mail: [email protected]

Valdir Pedde, FEEVALE

È Doutor em Antropologia pela UFRGS, atualmente é professor titular professor e pesquisador na Universidade FEEVALE no mestrado em Inclusão Social e Acessibilidade e membro do Grupo de Pesquisa em Desenvolvimento Regional.

Downloads

Publicado

2012-07-27

Como Citar

Rauth, J., Santos, E. R., & Pedde, V. (2012). Projeto RS Amigo do Idoso: uma amizade que não se efetivou. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(1), 156–171. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/11300

Edição

Seção

A garantia de direitos especiais