Relações familiares e o convivívio social entre idosos

Autores

  • Silvia Coutinho Areosa UNISC
  • Lisianne Brittes Benitez UNISC
  • Francisca Maria Assmann Wichmann UNISC

Palavras-chave:

Idoso. Relações familiares. Relações sociais.

Resumo

Esta pesquisa surgiu da necessidade em conhecer a percepção dos idosos sobre seus relacionamentos sociais, familiares e com os grupos de convivência dos quais participam no Brasil e na Espanha. A metodologia utilizada é quali/quantitativa. Os resultados parciais mostram a satisfação dos idosos (97%) com as relações estabelecidas no grupo de amigos, formado principalmente a partir dos grupos de convivência para a Terceira Idade e apontam para uma população idosa com características ligadas a independência e autonomia, idosos mais ativos e satisfeitos com suas relações familiares e de amizade. Percebe-se uma preocupação especial com a qualidade de vida por parte do idoso, sendo a convivência e as atividades realizadas nos grupos um fator importante que proporciona uma melhora significativa na saúde física e mental.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Silvia Coutinho Areosa, UNISC

Mestre em Psicologia Social e da Personalidade, doutora em Serviço Social, bolsista PDJ/CNPQ PUCRS. Professora do Departamento de Psicologia e do Programa de Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul – RS, Brasil.

Lisianne Brittes Benitez, UNISC

Doutora em Microbiologia Agrícola e do Ambiente. Pesquisadora e docente da Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul – RS, Brasil.

Francisca Maria Assmann Wichmann, UNISC

Doutora em Desenvolvimento Regional, especialista em saúde. Docente da Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul – RS, Brasil.

Downloads

Publicado

2012-05-16

Como Citar

Areosa, S. C., Benitez, L. B., & Wichmann, F. M. A. (2012). Relações familiares e o convivívio social entre idosos. Textos & Contextos (Porto Alegre), 11(1), 184–192. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fass/article/view/10495

Edição

Seção

A garantia de direitos especiais