Hipermídia e Educomunicação: o papel das novas mídias digitais no ensino

Autores

  • Bruna Barbieri Bariani Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

hipermídia, produção de conhecimento, mídias digitais, educomunicação

Resumo

Há uma grande discrepância entre o papel interativo do indivíduo desempenhado fora das salas de aula em meio aos ambientes virtuais e entre o posicionamento usualmente passivo ao qual o estudante é condicionado. Este trabalho atentar-se-á aos benefícios que as novas mídias, em especial a hipermídia, podem trazer às instituições de ensino ao criar um vínculo entre o meio acadêmico e o ambiente cotidiano multimídia em que o aluno está inserido. A Educomunicação bem como a hipermídia questionam o sistema metodológico que privilegiou os caminhos lógicos e científicos e permaneceu alheio às transformações dos novos meios comunicacionais.

Biografia do Autor

Bruna Barbieri Bariani, Universidade de São Paulo

Jornalista pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Pós-graduação pela Universidade de São Paulo (mestrado em andamento). Departamento: Escola de Comunicações e Artes. Linha de Pesquisa: Comunicação e Ambiências em Mídias Digitais

Downloads

Publicado

2011-11-24

Edição

Seção

Artigos