Cinema impuro: contaminações entre cinema e vídeo a partir de um olhar sobre a série “História(s) do Cinema”, de Jean-Luc Godard

Autores

  • Gabriela Machado Ramos de Almeida Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

cinema, ensaio fílmico, Jean-Luc Godard

Resumo

Este artigo propõe uma apropriação da ideia de “cinema impuro”, segundo André Bazin, para pensar as contaminações mútuas entre o cinema e o vídeo, usando como objeto de análise a série de ensaios fílmicos produzidos para a televisão História(s) do Cinema, de Jean-Luc Godard (1998). À luz também das contribuições de autores como Philippe Dubois e Arlindo Machado, este trabalho busca colocar em questão a forma como Godard incorpora e combina referências das mais diversas expressões artísticas - sobretudo a literatura, a pintura e a música, além do próprio cinema – na produção de um pensamento audiovisual, e como as suas colagens poéticas e narrativas se apresentam num meio de materialidade essencialmente tão fluida quanto o vídeo.

Biografia do Autor

Gabriela Machado Ramos de Almeida, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da UFRGS e Mestre em Comunicação e Cultura Contemporâneas pelo Pós-Com/UFBA.

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Publicado

2011-11-24

Edição

Seção

Artigos