“É sempre bom olhar para todos os lados”: semiótica da imagem na campanha empresarial da Samarco

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2017.1.27288

Palavras-chave:

Mensagem visual, campanha institucional, Samarco, Semiótica.

Resumo

Resumo

O estudo visa analisar a mensagem visual de uma peça publicitária divulgada pela empresa Samarco, com base na interação dos aspectos plásticos, icônicos e linguísticos da imagem. Como marco teórico, utilizam-se postulados de Joly (2007), sob a perspectiva semiótica. O corpus é composto por uma peça publicitária da campanha institucional disponível na internet. Como resultado principal, a análise semiótica da encenação publicitária construída pela empresa Samarco, na tentativa de reconquistar a credibilidade junto aos públicos, ressalta uma prática comunicacional centrada na difusão de mensagens e na espetacularização da posição da empresa mediante a crise reputacional que a envolve

Biografia do Autor

Eliane Davila dos Santos, Universidade Feevale

Eliane Davila dos Santos é Douranda e Mestre em Processos e Manifestações Culturais, Universidade Feevale; E-mail:[email protected]. Currículo Lattes; http://lattes.cnpq.br/7340135294368513

Gislene Feiten Haubrich, Universidade Feevale

Gislene Feiten Haubrich é Douranda e Mestre em Processos e Manifestações Culturais, Universidade Feevale; E-mail: [email protected]

Currículo lattes: http://lattes.cnpq.br/9771390371218321

Ernani Cesar de Freitas, Universidade Feevale

Ernani Cesar de Freitas é doutor em letras (PUCRS), com pós-Doutorado em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL); professor permanente do Mestrado em Processos e Manifestações Culturais, Universidade Feevale; E-mail: [email protected]. Currículo Lattes;  http://lattes.cnpq.br/9653110286244674

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Publicado

2017-09-10

Edição

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Artigos