O esvaziamento das seções de comentários de leitores nos portais de notícias: o Facebook como novo espaço de expressão

Autores

  • Patrícia Pivoto Specht Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2016.1.23361

Palavras-chave:

jornalismo, interatividade, Facebook

Resumo

Há pelo menos dois espaços para a expressão da opinião dos leitores sobre o conteúdo publicado pelos portais jornalísticos: as seções de comentários abaixo das notícias e a página do Facebook dos veículos. O objetivo deste artigo é verificar qual a instância mais utilizada pela audiência e qual a natureza das opiniões, bem como a existência de conversações entre redação e leitores nestes ambientes. Para isso, compararam-se, durante uma semana, os comentários do público diante de uma mesma notícia, no portal e na página do Facebook do Jornal Zero Hora. A partir de observação e coleta, procedeu-se uma análise de conteúdo do material. Entre as conclusões estão o fato de que o Facebook tem preferência em relação à seção de comentários, e que a redação pouco interage com o público nestes espaços.  


Biografia do Autor

Patrícia Pivoto Specht, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Jornalista com atuação em reportagem e edição no Jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS), professora de oficina de redação da ESPM Sul, tem mestrado em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP e atualmente é doutoranda pela PUC do Rio Grande do Sul.

Downloads

Publicado

2016-09-21

Edição

Seção

Artigos