Um milhão de amigos no “RJTV”: o telespectador como produtor de conteúdo pelos aplicativos WhatsApp e Viber
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.22344Resumo
A participação do público na produção dos telejornais atravessa os noticiários regionais e insere a audiência na apuração de fatos e gravação de imagens, gerando a sensação de que existe uma parceria entre profissionais e anônimos na construção da notícia. Nesse contexto, em que a audiência tem em mãos dispositivos móveis com aplicativos, os telejornais criam projetos para estimular a presença da audiência na tela e investem em estratégias para fazer do público um aliado, em uma relação de amizade que abastece o noticiário. O presente trabalho propõe uma análise da participação do público com envio de imagens para o telejornal “RJTV” e destaca ainda como esta parceria se transforma também em pauta no telejornalismo da Rede Globo, que comemorou no ar a marca de um milhão de contribuições pelos aplicativos WhatsApp e Viber.
Referências
ASSUNÇÃO, Antônio Luiz. Memórias em ebulição em tempos de liquidez. In: SOUZA, Eneida Maria de; LAGUARDIA, Adelaine; MARTINS, Anderson Bastos (orgs.). Figurações do íntimo: ensaios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
BECKER, Beatriz. Todos juntos e misturados, mas cada um no seu quadrado: um estudo do RJTV 1ª edição e do Parceiro do RJ. Galáxia (São Paulo, Online), n. 24, p. 77-88, dez. 2012.
BENTES, Ivana. Guerrilha de Sofá ou A Imagem é o Novo Capital. Folha de São Paulo, São Paulo, 31/3/2002. Caderno Mais, p. 5
CAJAZEIRA, Paulo Eduardo Lins. As interações do público no telejornal com o uso das redes sociais. Revista Científica Ciência em Curso – R. cient. ci. em curso, Palhoça, SC, v. 2, n. 1, p. 59-70, jan./jun. 2013.
COUTINHO, Iluska. Dramaturgia do Telejornalismo. Rio de Janeiro: MAUAD, 2012.
FRAZÃO, Samira Moratti; BRASIL, Antônio. A participação do telespectador na produção da notícia em telejornal: transformação do processo noticioso e da rotina profissional. Brazilian Journalism Research (Online), volume 9, número 2, p. 112-129, 2013.
MARTÍN-BARBERO, Jésus. Dos meios às mediações: Comunicação, cultura e hegemonia. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 1987.
MEMÓRIA GLOBO. Bom dia Rio – Atendimento ao telespectador. Disponível em <http://memoriaglobo.globo.com/programas/jornalismo/telejornais-e-programas/bom-dia-rio/bom-dia-rio-atendimento-ao-telespectador.htm>. Acesso em 10 jun 2015
MORETZSOHN, Sylvia. Pensando contra os fatos. Jornalismo e cotidiano: do senso comum ao senso crítico. Rio de Janeiro: Revan, 2007.
MUSSE, Christina Ferraz. Cultura, televisão e imaginário urbano. Matrizes (Online). Ano 7, nº1, jan./jun. 2013 – São Paulo. P. 223-234.
______; PERNISA, Mila Barbosa. Telejornalismo: novos formatos no cenário de crise da TV aberta. Revista Alterjor (Online). Nº 02, Volume 01, Edição 03, janeiro-julho 2011. São Paulo: ECA/USP. P.1-12.
______; COUTINHO, Iluska. A construção pública dos sentidos de alteridade e identidade na entrevista jornalística. Anais do 9º Encontro Nacional de Pesquisadores em Jornalismo. Rio de Janeiro: UFRJ, 2011.
OLIVEIRA, Bruno Lima. Blogs: constituição de si e memória do presente – nova forma de labor literário. In: OSWALD, Maria Luiza Magalhães Bastos; COUTO JUNIOR, Dilton Ribeiro do; WORCMAN, Karen. Narrativas digitais, memórias e guarda. Curitiba, PR: CRV, 2014. P. 101-122.
PORTAL G1. Público pode enviar vídeos e fotos para o RJTV pelo Whatsapp e Viber. Disponível em <http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/03/publico-pode-enviar-videos-e-fotos-para-o-rjtv-pelo-whatsapp-e-viber.html>. Acesso em 2 de jun 2015
__________.Whatsapp e Viber do RJTV e Bom Dia RJ recebem 1 milhão de colaborações. Disponível em < http://g1.globo.com/rio-de-janeiro/noticia/2015/05/whatsapp-e-viber-do-rjtv-e-bom-dia-rj-recebem-1-milhao-de-colaboracoes.html>. Acesso em 1 de jun 2015
SODRÉ, Muniz. Antropológica do espelho. 2. ed. Vozes: Petrópolis, 2006.
SOSTER, Demétrio de Azeredo; PICCININ, Fabiana. Da anatomia do telejornal midiatizado. Brazilian Journalism Research, vol. 8, número 2, 2012.
SOUZA, Eneida Maria de; LAGUARDIA, Adelaine; MARTINS, Anderson Bastos (orgs.). Figurações do íntimo: ensaios. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013.
THOMÉ, Cláudia de Albuquerque. Jornalismo e ficção: A telenovela pautando a imprensa. 2005. 175 f. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Escola de Comunicação, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Sessões do Imaginário
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.