A estética da comunicação nos videogames: a relação designer-jogador

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.21872

Palavras-chave:

Estética da comunicação, videogames, design de games, semiose, percepção.

Resumo

Este artigo apresenta resultados de pesquisa sobre a experiência estética na relação entre o jogador e os videogames. A pesquisa foi conduzida a partir da experiência do pesquisador-jogador em cotejo com a pesquisa bibliográfica dos temas que dizem respeito à ludicidade, à narrativa, à semiose e à estética da comunicação, tendo como objeto de estudo a comunicação entre o designer e o jogador durante o ato de jogo. Foi constatado que a relação entre o videogame e o gamer é mediada por uma semiose que estabelece uma estética comunicacional entre as partes envolvidas nesta relação. Verificou-se também que as mecânicas de jogo promovem estéticas comunicacionais que conversam com a inteligência cognitiva humana, levando a uma comunicação plena entre os conceitos de design implementados em um jogo e o campo de percepção pessoal do jogador.

Biografia do Autor

Mirna Feitoza Pereira, Universidade Federal do Amazonas/Ufam

Professora do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação. Doutora em Comunicação e Semiótica. Líder do Mediação - Grupo de Pesquisa em Semiótica da Comunicação (Registrado no CNPq).

Marcus Augusto da Silva Cordeiro, Universidade Federal do Amazonas - UFAM

Mestrando do Programa em Ciências da Comunicação pela Universidade Federal do Amazonas. Bolsista da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (FAPEAM), membro pesquisador do Mediação - Grupo de estudos em semiótica da comunicação

Referências

BRAS, Gérard. Hegel e a Arte: Uma apresentação à Estética. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1990.

CHAHI, Éric. Another World. [Videogame]. Desenvolvido por Delphine Software International, Interplay Entertainment, Magic Productions. Publicado por Delphine Software International. Paris, 1991. 1 CD.

DARROW, Charles, MAGGIE, Elizabeth. Monopoly. [Jogo de tabuleiro]. Desenvolvido por Parker Brothers. Distribuído por Hasbro. Atlantic City, New Jersey. 1903.

LEBLANC, Marc, et al. Mechanics, Dynamics, Aesthetics: A Formal Approach to Game Design. Palestra ministrada na Northwestern University, 2004. Disponível online em: http://algorithmancy.8kindsoffun.com/MDAnwu.ppt Data de acesso: 10/07/2013

KOJIMA, Hideo. Metal Gear. [Videogame]. Desenvolvido por Konami Japan. Publicado por Konami. Tokyo, Japão. 1987. 1 Disco.

MARTINO, Luiz Sá. Estética da comunicação: da consciência comunicativa ao 'eu' digital. São Paulo: Vozes, 2007.

PEIRCE, Charles Sanders. Collected Papers, In: The Basis of Pragmaticism, 1906.

PEREIRA, Mirna Feitoza. Games e aquisição de linguagens: novas formas de sentir, pensar, conhecer. In: Estéticas tecnológicas: novos modos de sentir. São Paulo: Educ, 2008.

SANTAELLA, Lucia; FEITOZA, Mirna. Mapa do Jogo. São Paulo: Cengage Learning, 2009.

SHANNON, Claude. The mathematical theory of communication, Bell System Technical Journal, 27 379-423, 1948.

Downloads

Publicado

2016-02-16

Edição

Seção

Artigos