O campo publicitário, a agência e a noção de aceleração do tempo: questões iniciais para pensar novos modelos e negócios na prática do mercado publicitário

Autores

  • Cristiane Mafacioli Carvalho PPGCom/PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul
  • Márcia Pillon Christofoli PPGCom/PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.20665

Palavras-chave:

campo publicitário, agências, aceleração do tempo, inovação

Resumo

Como etapa inicial de uma pesquisa em desenvolvimento, o presente artigo objetiva traçar aspectos referenciais, que auxiliem a pensar as principais mudanças sociais, culturais e tecnológicas que potencialmente interferem na prática publicitária. Em especial, neste momento, pretende-se reconhecer o campo publicitário e suas lógicas e as agências enquanto lugar da prática publicitária como conceitos necessários. E, considerando um dos aspectos compreendidos como fundamentais da vida contemporânea, deseja-se também levantar a noção de aceleração do tempo e sua possível interferência na prática da publicidade e propaganda. O propósito é dar suporte para uma pesquisa mais ampla que visa reconhecer os novos lugares da prática de publicidade no Rio Grande do Sul e suas características, com vistas a compreender as mudanças e os novos modelos e negócios do mercado publicitário.

Biografia do Autor

Cristiane Mafacioli Carvalho, PPGCom/PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Possui graduação em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1994), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1999) e doutorado em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (2004). Atualmente é professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Publicidade e Propaganda, atuando principalmente nos seguintes temas: comunicação publicitária, identidade visual, tevê educativa, discurso televisivo e discurso publicitário.

Márcia Pillon Christofoli, PPGCom/PUCRS, Porto Alegre, Rio Grande do Sul

Mestre em Comunicação Social pela PUCRS, Doutoranda em Comunicação Social pela PUCRS, professora do Curso de Publicidade e Propaganda da Faculdade de Comunicação Social/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Famecos/PUCRS)

Referências

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade líquida. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.

CASTELLS, Manuel. Comunicación y Poder. Madrid: Alianza Editorial, 2009.

CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2009.

IBOPE MEDIA. Investimentos Publicitários 2014. 11/03/2015. Disponível em: http://www.ibopemedia.com/investimentos-publicitario-de-2014/. Acesso em 14/mai/2015.

DUARTE, Jorge. Entrevista em profundidade. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio (Orgs.). Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. 2 ed. São Paulo: Atlas, 2008, p. 62-83.

FERRARI, Flávio. Planejamento e atendimento: a arte do guerreiro. 6 ed. São Paulo: Edições Loyola, 2002.

INSTITUTO HUMANITAS UNISINOS. O império do instante e a memória. IHU On-Line. Revista do Instituto Humanitas Unisinos. Entrevista especial com José Antonio Zamora. 01/11/2009. Disponível em: http://www.ihu.unisinos.br/entrevistas/27104-o-imperio-do-instante-e-a-memoria-entrevista-especial-com-jose-antonio-zamora, acessado em 4/jul/2014.

LIPOVETSKY, Gilles. Os tempos hipermodernos. Trad. Mário Vilela. São Paulo: Ed. Barcarolla, 2004.

LOEB, Paulo. Agências e clientes encurtam espaço entre off e on. Webinsider. 15/out/2010. Disponível em: http://webinsider.com.br/2010/10/15/agencias-e-clientes-encurtam-espaco-entre-off-e-on/#sthash.PjYBmrye.dpuf, acessado em 8/jul/2014.

LUPETTI, Marcélia. Administração em publicidade: a verdadeira alma do negócio. 2 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2011.

PEREZ, Clotilde. Estrutura Organizacional e Modelos de Gestão da Agência de

Propaganda. In: PEREZ, Clotilde; BARBOSA, Ivan (2008). Hiperpublicidade – atividades e tendências. São Paulo: Thomson, 2008.

PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA. Casa Civil. Subchefia para Assuntos Jurídicos. Lei 4.680/65. 18/jun/1965. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l4680.htm, acesso em 9/jul/2014.

SAMPAIO, Rafael. Propaganda de A a Z: como usar a propaganda para construir marcas e empresas de sucesso. 2 ed. Rio de Janeiro: Campus/ABP, 1999.

SANT’ANNA, Armando; GARCIA, Luiz Fernando Dabul; ROCHA JÚNIOR, Ismael. Propaganda: teoria, técnica e prática. 8 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2010.

SANTOS, Milton. Metamorfose do espaço habitado: fundamentos teóricos e metodológicos da geografia. 3. ed. São Paulo: HUCITEC, 1994.

Downloads

Publicado

2016-02-16

Edição

Seção

Artigos