#santamaria #boatekiss: Como a Cobertura da Maior Tragédia do Rio Grande do Sul foi Armazenada na Memória das Redes Sociais
DOI:
https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.20557Palavras-chave:
Kiss, folksonomia, encadeamento,Resumo
O artigo tem o objetivo de investigar, através dos conceitos de folksonomia e encadeamento midiático foram responsáveis por organizar o conteúdo online referente à cobertura do caso do incêndio da Boate Kiss em 2013. Através de pesquisa documental, analisam-se postagens tanto do dia do incêndio como outras mais recentes, a fim de demonstrar a eficiência dessa organização e de seus resultados no que tange uma documentação sobre o caso. Buscou-se em Halbwachs (2006), Jenkins (2014), Lèvy (1996), Primo (2013) e outros a fundamentação teórica desta análise. Tamanha mobilização, organizada por tags como #boatekiss e #santamaria, concluiu-se, foi responsável pela recuperação de conteúdos dois anos após o fato, bem como contribuiu para uma memória coletiva sobre a cidade e sua história marcada pela tragédia.
Referências
AQUINO, Maria Clara. Hipertexto 2.0, folksonomia e memória coletiva: um estudo das tags na organização da web. 2007. Disponível em: <http://www.compos.org.br/seer/index.php/e-compos/article/view/165/166>. Acesso em: 5 maio 2014.
______. Interatividade e participação em contexto de convergência midiática. In: Mídias Sociais: saberes e representações. / José Carlos Ribeiro, Thiago Falcão, Tarcizio Silva (Org.). – Salvador: EDUFBA, 2012.
______. Convergência entre TV e Web: proposta de categorização analítica. 2012. 208 f. Tese (Doutorado em comunicação e informação). Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2012. Disponível em: <http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/handle/10183/72495/000850849.pdf?sequence=1>. Acesso em: 2 maio 2014.
HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2006. Cap I.
JENKINS, H. O selfie de Jenkins [2015]. Revista Parágrafo, Jan. Jun. 2015, vol.1/nº 3.
Entrevista concedida a Rafael Grohmann. Disponível em
<https://revistaseletronicas.fiamfaam.br/index.php/recicofi/article/view/288>. Acesso
em: 24 mar 2015.
PRIMO, Alex. O aspecto relacional das interações na Web 2.0. 2007. Disponível em: http://www.moodle.ufba.br/file.php/10203/cultura_digital/web2_primo.pdf. Acesso em: 7 fevereiro 2014.
PRIMO, Alex (Org.). Interações em rede / organizado por Alex Primo. Porto Alegre: Sulina, 2013.
PRIMO, Alex. A cobertura e o debate público sobre os casos Madeleine e Isabella: encadeamento midiático de blogs, Twitter e mídia massiva. Galáxia, v. 16, 2008. Disponível em: <http://www.ufrgs.br/limc/PDFs/caso_Isabella_e_Madeleine.pdf>. Acesso em: 19 julho 2014.
PRODANOV, Cleber Cristiano. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico / Cleber Cristiano Prodanov, Ernani Cesar de Freitas. – 2. ed. – Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Sessões do Imaginário – Cinema | Cibercultura | Tecnologias da Imagem
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
DIREITOS AUTORAIS
A submissão de originais para a Imaginario implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Imaginario como o meio da publicação original.
LICENÇA CREATIVE COMMONS
Em virtude de ser uma revista de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações científicas e educacionais, desde que citada a fonte. De acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0, adotada pela Imaginario o usuário deve respeitar os requisitos abaixo.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato.
Adaptar — remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercialmente.
Porém, somente de acordo com os termos seguintes:
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de maneira alguma que sugira que a Imaginario apoia você ou o seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.
Avisos:
Você não tem de cumprir com os termos da licença relativamente a elementos do material que estejam no domínio público ou cuja utilização seja permitida por uma exceção ou limitação que seja aplicável.
Não são dadas quaisquer garantias. A licença pode não lhe dar todas as autorizações necessárias para o uso pretendido. Por exemplo, outros direitos, tais como direitos de imagem, de privacidade ou direitos morais, podem limitar o uso do material.
Para mais detalhes sobre a licença Creative Commons, siga o link no rodapé desta página eletrônica.