De Rainha dos Baixinhos à Rainha dos Memes: o humor como vetor de ciberacontecimentos a partir da ida de Xuxa da Rede Globo para a Rede Record

Autores

  • Maria Clara Aquino Bittencourt Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Christian Gonzatti Estudante de Graduação em Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos
  • Francielle Esmitiz Estudante de Graduação em Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.20546

Palavras-chave:

Ciberacontecimento, memes, redes sociais

Resumo

Este artigo é parte de uma pesquisa sobre ciberacontecimento, desenvolvida no Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento (LIC). A partir de uma análise baseada em uma pesquisa exploratória e na construção de sentidos em redes digitais sobre a mudança de emissoras de Xuxa, observamos a construção de um ciberacontecimento que emergiu das apropriações humorísticas dos usuários da plataforma Twitter. Analisamos os sentidos desenvolvidos e os enquadramentos das pautas em torno do caso.

Biografia do Autor

Maria Clara Aquino Bittencourt, Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Pós-Doutora pelo mesmo programa. Doutora e mestre em Comunicação e Informação pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Informação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Christian Gonzatti, Estudante de Graduação em Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos

Estudante de Graduação em Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Membro do Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento.

Francielle Esmitiz, Estudante de Graduação em Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos.

Estudante de Graduação em Publicidade e Propaganda na Universidade do Vale do Rio dos Sinos. Membro do Laboratório de Investigação do Ciberacontecimento.

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Publicado

2016-02-16

Edição

Seção

Dossiê 65 anos de TV no Brasil