Presença de Olhares Filmados

Autores

  • Germano Teixeira de Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.1.20141

Palavras-chave:

cinema, olhar, presença

Resumo

Partindo da observação dos últimos instantes do filme Cães Errantes (Jiao You, Tsai Ming-Liang, 2013), busca-se construir uma reflexão em torno do corpo como lugar das imagens, e da potência do olhar filmado na identificação com o corpo apresentado. Para isso nos utilizaremos principalmente do estudo de Hans Belting, em sua obra Antropologia da imagem, e do conceito de presença, do teórico Hans Ulrich Gumbrecht.

Biografia do Autor

Germano Teixeira de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestrando na área de Comunicação, na PUCRS, dentro da linha de pesquisa Práticas Culturais nas Mídias, Comportamentos e Imaginários da Sociedade da Comunicação.

Referências

CATALÀ DOMENÈCH, Josep M. A Forma do real: introdução aos estudos visuais. São Paulo: Summus, 2011.

DEBRAY, Régis. Vida e Morte da Imagem: uma história do olhar no ocidente. Petrópolis: Vozes, 1993.

GUMBRECHT, Hans Ulricht. Produção de Presença. Rio de Janeiro: Contraponto: Ed. PUC, 2010.

BELTING, Hans. Antropología de la Imagen. Madrid: Katz, 2010.

Obra Audiovisual

BIDOU, Jacques; DUMOULIN, Marianne; TSAI, Ming-liang. Cães Errantes. [Filme-vídeo]. Produção de Jacques Bidou e Marianne Dumoulin, direção de Tsai Ming-liang. Taiwan/França, 2013. 138 min. Cor. Som.

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Publicado

2015-11-10

Edição

Seção

Artigos