O sistema de informação da fotografia publicitária: as transformações tecnoimagéticas de David Lachapelle

Autores

  • Carlo Martins Gaddi
  • Júlio Riccó

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3710.2015.2.20024

Palavras-chave:

sistema de informação, tecnoimagéticas, fotografia, comunicação, David Lachapelle

Resumo

A era da informação digital possibilitou mudanças sociais que, para o filósofo Vilém Flusser, torna-se preciso pensar em uma nova sociologia, a sociologia das imagens técnicas. Nesse panorama, o presente artigo propõe identificar, através da análise de uma imagem publicitária de David Lachapelle, um sistema comunicacional do qual se utiliza para melhor atingir grandes audiências. Esse sistema vem de encontro com a Teoria da Informação, uma vez constatado que suas obras operam com um determinado conjunto estruturado de signos. Analisando as estratégias visuais na imagem fotográfica, torna-se possível identificar as forças exercidas pelos meios de comunicação e como as novas mídias vem se apropriando desses recursos para disseminar, de maneira eficaz, a mensagem publicitária.

Biografia do Autor

Carlo Martins Gaddi

Graduado em Comunicação Social – Publicidade e Propaganda pela Anhembi Morumbi, São Paulo, SP, Brasil. Área de pesquisa: estratégias de comunicação entre publicidade e arte.

Júlio Riccó

Doutorando pela USP - Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, São Paulo, SP, Brasil. Área de pesquisa: Projeto, Processos e Linguagens em Design.

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Publicado

2016-02-16

Edição

Seção

Artigos