Estratégias discursivas da publicidade viral: o caso do vídeo “Real Test Ride” da Harley Davidson

Autores

  • Cristiane Mafacioli Carvalho Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Karina Pereira Weber Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

discurso publicitário, anúncio viral, Harley-Davidson

Resumo

Este artigo parte dos conceitos de discurso publicitário, sustentados por Patrick Charaudeau, com o objetivo de levantar e analisar as estratégias discursivas empregadas em publicidade do tipo viral. Toma como recorte a marca Harley-Davidson e seu vídeo “Real Test Ride”, publicado na Internet. Busca reconhecer quais características da marca e de seu público participam da construção deste discurso, que está carregado de visadas de emoção, pautadas por um fazer-entreter e um fazer-envolver próprios de um anúncio viral.

Biografia do Autor

Cristiane Mafacioli Carvalho, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutora em Ciência da Comunicação, Professora do Curso de Publicidade e Propaganda e do PPGCom da Faculdade de Comunicação Social/Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAMECOS/PUCRS)

Karina Pereira Weber, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Mestranda em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (FAMECOS/PUCRS)

Publicado

2014-04-09

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Autor Convidado