Encenando a Vida: Representações sociais e afetos da publicidade audiovisual

Autores

  • Marcelo Eduardo Ribaric UTP/UNIBRASIL

Palavras-chave:

publicidade audiovisual, cultura, representação, consumo.

Resumo

Este ensaio tem por objeto a capacidade da publicidade contemporânea de transferir aos produtos consumidos, valores que fazem o indivíduo sentir-se único e diferente do restante do mundo. Ela não nos ilude, encontra-se para além do verdadeiro e do falso, do útil e do inútil, permitindo ao indivíduo participar de um universo de valores culturais que estes produtos oferecem. Consumi-los é ter a ilusão de pertencer a esse universo simbólico proposto. Este contexto de consumo se encontra imerso em uma cultura visual que implica uma relação simbiótica entre realidade e imaginário, onde o próprio filme publicitário se transforma em um produto de consumo de nossa sociedade, impregnando-nos de uma ordem simbólica e de um poder sedutor que lhe permite invadir a qualquer momento o espaço do indivíduo com sua inquietante capacidade de “olhar nos olhos” da sua audiência, levando imagens que não visam a nitidez, mas sim o seu sentido social.

Biografia do Autor

Marcelo Eduardo Ribaric, UTP/UNIBRASIL

Professor da UNIBRASIL Curitiba, graduado em Publicidade e propaganda pela Universidade Metodista, especialista em Comunicação e Marketing pela ESPM/SP e em Midias Interativas pela UNOPAR/PR, Mestre em Comunicação e Praticas de Consumo pela ESPM/SP e Doutorando pela UTP/Curitiba

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Publicado

2012-10-07

Edição

Seção

Artigos