“Eu e meus alunos-cotistas na escola pública”: racismo, ethos discursivo, discurso midiático e produção de subjetividade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.35764

Palavras-chave:

Ethos. Racismo. Mídia. Alunos-cotistas. Cefet/RJ.

Resumo

Nosso objetivo, neste artigo, é propor uma análise discursiva de texto produzido por docente do Cefet/RJ, que deflagrou polêmica nas redes sociais. O depoimento da professora, que viralizou nas redes sociais, sobre experiência com alunos cotistas do Ensino Médio, em um primeiro momento, foi acolhido como um relato emocionado e emocionante, resultado de postura “empática e generosa”. Posteriormente, entretanto, ao ser ‘republicado’, passou a ser lido como fruto do racismo estruturante que organiza as relações sociais no país e sua autora vista como uma pessoa racista. Com foco na materialidade do discurso e seus efeitos de produção de subjetividade e em uma dada qualidade de real(idade) (ROCHA, 2006), buscamos problematizar sentidos que se constroem, na contemporaneidade, a partir da tensão entre discursos racistas e antirracistas, na construção de um ethos (MAINGUENEAU, 1997, 2006, 2006, 2008) de professora que aponta para uma figura que surge para salvar os alunos cotistas – que são necessariamente negros segundo o senso comum – numa evidente visão de mundo racista, que opõe professora e alunos aos ‘cotistas’.

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Biografia do Autor

Bianca Assis Oliveira de Paula, Secretaria Municipal de Educação (SME), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professora, Secretaria Municipal de Educação, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil

Fabio Sampaio de Almeida, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professor, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

Maria Cristina Giorgi, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Rio de Janeiro, Rio de Janeiro

Professora, Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca, Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil.

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Publicado

2019-12-31

Como Citar

de Paula, B. A. O., de Almeida, F. S., & Giorgi, M. C. (2019). “Eu e meus alunos-cotistas na escola pública”: racismo, ethos discursivo, discurso midiático e produção de subjetividade. Letras De Hoje, 54(3), 417–428. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.3.35764

Edição

Seção

Artigos