Estimulação da consciência fonológica na Síndrome de Down

Autores

  • Maria Eugênia da Fontoura Porcellis Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS
  • Aline Lorandi Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS
  • Melina Lorandi Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.1.28694

Palavras-chave:

Desenvolvimento atípico, Desenvolvimento da linguagem, Consciência linguística

Resumo

O presente estudo objetivou avaliar e estimular a consciência fonológica em indivíduos com síndrome de Down. Os 24 participantes, divididos em três grupos, foram testados em suas habilidades de consciência fonológica e, em seguida, os grupos experimentais (um com desenvolvimento típico e um com síndrome de Down) realizaram um programa de estimulação dessas habilidades que teve a duração de seis semanas. Como resultado, os dois grupos experimentais foram significativamente melhores no pós teste, devido à eficiência da estimulação, e apresentaram melhor desempenho que o grupo controle (sem a síndrome). Além disso, o grupo com síndrome de Down, após a estimulação, obteve um aprimoramento superior que o grupo experimental sem a síndrome, provavelmente por terem realizado as atividades individualmente. Destaca-se o fato de que as atividades de estimulação foram especialmente desenvolvidas em função das dificuldades de memória, de atenção e de linguagem expressiva normalmente vinculadas à síndrome. Algumas reflexões sobre opções metodológicas são sugeridas em relação à avaliação e ao ensino de populações atípicas. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Eugênia da Fontoura Porcellis, Universidade Federal do Pampa, Bagé, RS

Professora substituta de Letras na Universidade Federal do Pampa - Unipampa

Aline Lorandi, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS

Professora do Programa de Pós –graduação em Linguística Aplicada da Unisinos.

Melina Lorandi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS.

Referências

ABBEDUTO, L.; CHAPMAN, R. S. Language and communication skills in children with Down syndrome and Fragile x. In: FLETCHER, P.;MILLER, J. (Eds.). Trends in language acquisition research: Developmental theory and language disorders. Amsterdam, NL: John Benjamins, 2005,v. 4, 217 p.

BADDELEY, A. D. The episodic buffer: A new component of working memory? Trends in Cognitive Sciences, v. 4, p. 417-423, 2000.

BADDELEY, A. D. Working Memory. Science, v. 255, p. 556-559, 1992.

BADDELEY, A. D. Working memory and language: an overview. Journal of Communication Disorders, Bristol, n. 36, p. 189-208, 2003.

BADDELEY, A. D. Fractionating the central executive. In: STUSS, D.; KNIGHT, R. T. (Ed.). Principles of frontal lobe function. New York: Oxford University Press, 2002. p. 246-260.

BADDELEY, A. D.; HITCH, G. J. Working memory. In: BOWER, G. (Ed.). The psychology of learning and motivation. New York: Academic Press, 1974. p. 47-89.

BADDELEY, A. D.; GATHERCOLE, S. E.; PAPAGNO, C. The phonological loop as a language learning device. Psychological Review, v. 105, p. 158-173, 1998.

BLEILE, K.; SCHWARTZ, I. Three perspectives on the speech of children with Down syndrome. J. Commun. Disord., v. 17, p. 87-94, 1984.

BRADLEY, L.; BRYANT, P. Categorizing sounds and learning to read: a causal connection. Nature, v. 301, p. 419-21, 1983.

CARDOSO-MARTINS, C. A sensibilidade fonológica e a aprendizagem inicial da leitura e da escrita. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 76, p. 41-49, fev. 1991.

CHAPMAN, R. S. Desenvolvimento da linguagem em crianças e adolescentes com síndrome de Down. In: FLETCHER, P.; MACWHINNEY, B. (Org.). Compêndio da linguagem da criança. Trad. por: Marcos A.G. Domingues. Porto Alegre: Artes Médicas, 1997. p. 517-33.

CHAPMAN, R. S. Language and cognitive development in children and adolescents with Down syndrome. In: MILLER, J. F.; LEAVITT, L. A.; LEDDY, M. (Ed.). Improving the Communication of People with Down Syndrome. Baltimore, MD: Paul H. Brookes Publishing. 1999. p. 41-60.

CHAPMAN, R. S. Language and communication in individuals with Down syndrome. In: Abbeduto, L. (Ed.). International Review of Research in Mental Retardation: Language and Communication, Academic Press, v. 27, p. 1-34, 2003.

CHAPMAN, R. S.; HESKETH, L. J. Behavioural phenotype of individuals with Down syndrome. Mental Retardation and Developmental Disability Research Reviews, v. 6, p. 84-95, 2000.

CHAPMAN, R. S.; HESKETH, L. J. Language, cognition and short term memory in individuals with Down Syndrome. Down Syndrome Research and Practice, v. 7, n. 1, p. 1-7, 2001.

CUPPLES, L.; IACONO, T. Phonological awareness and oral reading skills in children with Down syndrome. Journal of Speech, Language and Hearing Research, v. 43, n. 3, p. 595-608, jun. 2000.

DANEMAN, M.; CARPENTER, P. A. Individual differences in working memory and reading. Journal of Verbal Learning and Verbal Behavior, v. 19, p. 450-466, 1980.

DODD, B. A comparison of the phonological systems of mental age matched, normal, severely subnormal and Down’s syndrome children. Br. J. Disord. Commun, v. 11, p. 27-42, 1976.

FLETCHER, H.; BUCKLEY, S. Phonological awareness in children with Down syndrome. Down Syndrome Research and Practice, v. 8, n. 1, p. 11-18, mar. 2002. Disponível em: <http://www.down-syndrome.org/reports/123/reports-123.pdf>. Acesso em: 09 dez. 2015.

FOWLER, A. E.; DOHERTY, J. B.; BOYNTON, L. The basis of reading skill in young adults with Down Syndrome. In: NABEL, L.; ROSENTHAL, D. (Ed.). Down syndrome: living and learning in the communit. New York: John Wiley & Sons, 1995. p. 182-196.

FREITAS, G. C. M. Consciência fonológica: rimas e aliterações no português brasileiro. Letras de Hoje, Porto Alegre, v. 132, p. 155-170, 2003.

FREITAS, G. C. M. Sobre a consciência fonológica. In: LAMPRECHT; R.; BONILHA, G. F. G.; FREITAS, G. C. M.; MATZENAUER, C. L. B.; MEZZOMO, C. L.; OLIVEIRA, C. C.; RIBAS, L. P. Aquisição fonológica do português: perfil de desenvolvimento e subsídios para terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004. 232 p.

GATHERCOLE, S.; PICKERING, S. J.; AMBRIDGE, B.; WEARING, H. The structure of working memory from 4 to 15 years of age. Dev. Psychol., v. 40, n. 2, p. 177-190, 2004.

GOSWAMI, U.; BRYANT, P. Phonological Skills and Learning to Read. Hillsdale: Lawrence Erlbaum, 1990. 188 p. KARMILOFF-SMITH, A. From meta-processes to conscious access: Evidence from children’s metalinguistic and repair data. Cognition, v. 23, p. 95-147, 1986.

KARMILOFF-SMITH, A. Beyond Modularity: a developmental perspective on cognitive science. Cambridge (MA): MIT, 1992. 234 p.

KARMILOFF-SMITH, A. Précis of Beyond modularity: A developmental perspective on cognitive science. Behavioral and brain sciences, v. 17, p. 693-745, 1994.

KARMILOFF-SMITH, A. Development itself is the key to understanding developmental disorders. Trends in Cognitive Sciences, v. 2, n. 10, p. 389-398, 1998.

KENNEDY, E. J.; FLYNN, M. C.Training phonological awareness skills in children with Down syndrome. Research in Developmental Disabilities, v. 24, p. 44-57, 2003.

KENNEDY E. J.; FLYNN M. C. Early phonological awareness and reading skills in children with Down syndrome. Down Syndrome Research and Practice, v. 8, n. 3, p. 100-109, 2003.

LORANDI, A. A consciência linguística e o modelo de Redescrição Representacional: como explicar a discrepância entre os processos de consciência em diferentes microdomínios? In: FERREIRA-GONÇALVES, G.; BRUM DE PAULA, M. R.; KESKE-SOARES, M. (Org.). Estudos em Aquisição Fonológica. Pelotas: Editora UFPel, 2011a. p. 205-217.

MAJOR, E. M.; BERNHARDT, B., Metaphonological skills of children with phonological disorders before and after phonological and metaphonological intervention. International Journal of Language and Communication Disorders, v. 33, p. 413-444, 1998.

MILLER, J. F.; LEDDY, M. G.; LEAVITT, L. A. Improving the Communication of People with Down Syndrome. Baltimore, MD: Paul H. Brookes Publishing, 1999. 304 p.

MORAIS, J.; BERTELSON, P.; CARY, L., ALEGRIA, J. Literacy training and speech segmentation. Cognition, v. 24, p. 45-64, 1986.

ROBERTS, J. E.; PRICE, J.; MALKIN, C. Language and communication development in Down syndrome. Mental Retardation and Developmental Disabilities Research Reviews, v. 13, n. 1, p. 26-35, 2007.

ROSIN, M.; SWIFT, E.; BLESS, D. Communication profiles in adolescents with Down syndrome. J. Childhood Commun. Disord., v. 12, p. 49-64, 1988.

SCHWARTZMAN, J. S. (Org.). Síndrome de Down. São Paulo: Mackenzie: Memnon, 1999. 324 p.

SHALLICE, T. Fractionation of the supervisory system. In: STUSS, D. T.; KNIGHT, R. T. (Ed.). Principles of frontal lobe function. New York: Oxford University Press, 2002. p. 261-277.

STOEL-GAMMON, C. Phonological analysis of four Down’s syndrome children. Appl. Psycholinguistics, v. 1, p. 31-48, 1980.

STRAY-GUNDERSEN, K. Babies with Down syndrome: A new parents guide. Rockville, MD: Woodbine House, 1986.

TUNMER, W. E.; HERRIMAN, M. L. The development of metalinguistic awareness: a conceptual overview. In: TUNMER, W. E.; PRATT, C.; HERRIMAN, M. L. (Ed.). Metalinguistic awareness in children: theory, research and implications. Berlin: Springer-Verlag, 1984. p. 12-35.

van BYSTERVELDT, A. K.; GILLON, G.; FOSTER-COHEN, S. Integrated speech and phonological awareness intervention for pre-school children with Down syndrome. International Journal of Language & Communication Disorders, v. 45, p. 320-335, 2010.

Downloads

Publicado

2018-06-05

Como Citar

Porcellis, M. E. da F., Lorandi, A., & Lorandi, M. (2018). Estimulação da consciência fonológica na Síndrome de Down. Letras De Hoje, 53(1), 166–176. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2018.1.28694

Edição

Seção

Linguagem na perspectiva da Psico/Neurolinguística e da Neurociência Cognitiva