O uso de <i>blogs</i> e <i>chats</i> no ensino de literatura

Autores

  • Marciano Lopes e Silva

Palavras-chave:

Ensino de literatura, Novas tecnologias no ensino, Blogs e educação, Oficinas de literatura

Resumo

o presente trabalho trata do uso do ciberespaço no ensino da literatura, seja em nível escolar médio ou universitário. Para tanto, apresentamos o relato de duas experiências realizadas com blogs em três turmas do curso de Letras da Universidade Estadual de Maringá nas disciplinas de “Literatura Brasileira: Poesia” e “Tópicos Especiais de Literatura Brasileira”. Após o relato destas experiências, apontado os critérios de avaliação, a metodologia e os resultados, passamos a considerar o uso de chats na realização de oficinas on-line de criação literária. Os resultados da experiência pedagógica realizada com os blogs apresentam-se bastante satisfatórios, pois – de modo geral – seu uso revelou-se uma estratégia muito positiva para fazer com que os alunos produzam mais e diversos tipos de textos, interajam mais com os conteúdos, os colegas e o professor, deixando de serem passivos na relação professor-aluno, e passem a vivenciar o conhecimento como algo dinâmico, percebendo sua produção como processo. Para encerrar, apresentamos dicas de sites e revistas literárias e culturais on-line que podem ser utilizadas pelos alunos e professores de literatura.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2010-09-01

Como Citar

Silva, M. L. e. (2010). O uso de <i>blogs</i> e <i>chats</i> no ensino de literatura. Letras De Hoje, 45(2). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/fale/article/view/7528

Edição

Seção

Hipertexto, Literatura, Ensino