Contribuição da Linguística de Corpus para a formação de professores de PLA

sugestões a partir da descrição dos níveis de proficiência avaliados em uma tarefa da Parte Escrita do Celpe-Bras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44904

Palavras-chave:

Exame Celpe-Bras, Linguística de Corpus, Formação de Professores

Resumo

Formar professores de Português como Língua Adicional (PLA) preparados para lidar com os diversos contextos em que a língua portuguesa se faz necessária na sociedade contemporânea implica capacitá-los para utilizar diferentes ferramentas e tecnologias disponíveis a seu favor. A Linguística de Corpus (LC) permite verificar padrões de uso da língua a partir de um conjunto de grandes quantidades de dados empíricos, possibilitando uma descrição refinada de produções de diferentes níveis de proficiência. O Celpe-Bras avalia o uso da língua portuguesa em contextos linguísticos específicos, especialmente na Parte Escrita, que requer a produção de textos de diferentes gêneros, estabelecendo a relação de interlocução proposta (BRASIL, 2020; SCHOFFEN, 2021). Neste artigo, apresentamos, a partir da análise de textos avaliados com diferentes notas em uma tarefa do Celpe-Bras, possibilidades de aplicação didática das ferramentas da LC e implicações para a formação de professores de PLA, evidenciando diferenças e semelhanças no uso de recursos lexicais relacionados à construção do gênero e ao estabelecimento da relação de interlocução, sendo esses recursos mais frequentes e empregados de maneira mais adequada em textos de níveis mais avançados. As análises apresentadas permitem ao professor um maior conhecimento sobre as características dos níveis de proficiência avaliados pelo exame, oportunizando, assim, a elaboração de materiais didáticos e a proposta de reflexões mais efetivas no ensino de preparação ao Celpe-Bras, visto que, quanto mais familiarizado o professor estiver com o exame, mais poderá contribuir na preparação dos alunos (NAGASAWA, 2018). Este artigo colabora, assim, para um melhor conhecimento do exame, e também para a formação de professores mais capacitados para utilizarem estudos de corpus em seu planejamento pedagógico, uma vez que esses estudos indicam aspectos linguísticos que podem levar a uma melhor adequação (con)textual.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Schoffen, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS

Doutora em Linguística Aplicada pelo programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), em Porto Alegre, RS, Brasil; mestre em Estudos da Linguagem e licenciada em Letras pela mesma instituição. Professora do Instituto de Letras da UFRGS, em Porto Alegre, RS, Brasil. Membro da Comissão Técnico-Científica do exame Celpe-Bras desde 2008 e idealizadora do Acervo Celpe-Bras. Lidera o grupo de pesquisa AVALIA – Avaliação de Uso da Linguagem.

Luiza Sarmento Divino, PPG Letras/UFRGS

Mestranda em Linguística Aplicada no Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) (bolsista CAPES) e graduada em Licenciatura em Letras - Língua Portuguesa e Literatura da Língua Portuguesa, Língua Alemã e Literatura da Língua Alemã na mesma instituição. Atuou como professora-bolsista de Português para Estrangeiros no programa Idiomas sem Fronteiras/UFCSPA e como professora no curso de Preparatório Celpe-Bras no Programa de Português para Estrangeiros - UFRGS. Ministra cursos de alemão no Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão (NELE) do Departamento de Línguas Modernas do Instituto de Letras da UFRGS e é membro do grupo de pesquisa AVALIA - Avaliação de Uso da Linguagem.

Referências

BERBER SARDINHA, T. A. P. Lingüística de Corpus: histórico e problemática. D.E.L.T.A., [S. l.], v.16, n. 2, p. 323-367, 2000.

BRASIL. Documento-base do exame Celpe-Bras. Brasília: Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, 2020. Disponível em: http://www.ufrgs.br/acervocelpebras/arquivos/manuais/documento-base-do-exame-celpe-bras. Acesso em: 15 jun. 2023.

BAKHTIN, M. M. Estética da Criação Verbal. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BIBER, D. Corpus-based and corpus-driven analyses of language variation and use. In: HEINE, Bernd; NARROG, Heiko (org.). The Oxford Handbook of Linguistic Analysis, 2009. p. 193-224.

CALLIES, M.; GÖTZ, S. Learner corpora in Language testing and assessment: Prospects and challenges. In: CALLIES, Marcus; GÖTZ, Sandra (org.). Learner Corpora in Language Testing and Assessment. Amsterdam: Benjamins, 2015. p. 1-9.

CUSHING, S. T. Corpus Linguistics and Language Testing. In: FULCHER, Glenn; HARDING, Luke (org.). The

Routledge Handbook of Language Testing. Londres: Routledge, 2022. p. 545-560.

DIVINO, L. S. Índices lexicais de análise para a caracterização dos níveis intermediário e avançado superior no Exame Celpe-Bras. 2021. Monografia (Trabalho de Conclusão de Curso em Licenciatura em Letras) Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2021.

EVERS, A. Processamento de língua natural e níveis de proficiência do português: um estudo de produções textuais do exame Celpe-Bras. 2013. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2013.

FORTES, M. Uma compreensão etnometodológica do trabalho de fazer ser membro na fala-em-interação de entrevista de proficiência oral em português como língua adicional. 2009. Tese (Doutorado em Letras) – UFRGS, Porto Alegre, 2009.

GABLASOVA, D. Corpora for second language assessments. In: WINKE, Paula; BRUNFAUT, Brunfaut (org.). The Routledge Handbook of Second Language Acquisition and Language Testing. Londres: Routledge, 2020. p. 45-53.

GRANGER, S. The contribution of learner corpora to second language acquisition and foreign Language teaching: a critical evaluation. In: AIJMER, Karin (org.). Corpora and Language Teaching. Amsterdam: Benjamins, 2009. p. 13-32.

HANAUER, I. D. Caracterização dos níveis Intermediário e Avançado Superior do exame Celpe-Bras em produções escritas de examinandos no gênero carta/e-mail: contribuições de uma análise guiada por corpus. 2023. 84 f. Monografia (Graduação em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2023.

KILGARRIFF, A.; RYCHLÝ, P.; SMRŽ, P.; TUGWELL, D. The Sketch Engine. In: EURALEX INTERNATIONAL CONGRESS, 11., 2004, Lorient. Proceedings [...]. [S. l.]: Universite de Bretagne-Sud, 2004. p. 105-116. Disponível em: https://www.sketchengine.co.uk/wp-content/uploads/The_Sketch_Engine_2004.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.

KUNRATH, S. P. Os descritores gerais e a progressão dos níveis de proficiência do Exame Celpe-Bras. 2019.Tese (Doutorado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

MENDEL, K. Proficiência e autoria na avaliação integrada de leitura e escrita do exame Celpe-Bras. 2019. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2019.

NAGASAWA, E. Y. Português como Língua Adicional para fins específicos: preparação ao exame Celpe-Bras. 2018. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2018.

QUEIROZ, V. S. A competência discursiva em textos de participantes do Celpe-Bras: uma abordagem modular. 2017. Dissertação (Mestrado em Linguística) – Universidade Federal de Minas Gerais, UFMG, 2017.

RAYSON, P. Matrix: A statistical method and software tool for linguistic analysis through corpus comparison. Tese (Doutorado em Linguística de Corpus) – Universidade de Lancaster, Lancaster, 2002.

SCARAMUCCI, M. O exame Celpe-Bras e a proficiência do professor de português para falantes de outras ínguas. Revista DIGILENGUAS [S. l.], n. 12, p. 48-67, 2012.

SCHLATTER, M.; BULLA, G.; COSTA, E. V. Português como Língua Adicional: uma entrevista com Margarete Schlatter. ReVEL, [S. l.], v. 18, n. 35, p. 489-508, 2020.

SCHOFFEN, J. R. Avaliação de proficiência oral em língua estrangeira: descrição dos níveis de candidatos falantes de espanhol no exame Celpe-Bras. 2003. Dissertação (Mestrado em Letras) – UFRGS, Porto Alegre, 2003.

SCHOFFEN, J. R. Gêneros do discurso e parâmetros de avaliação de proficiência em português como língua estrangeira no exame Celpe-Bras. Tese (Doutorado em Linguística Aplicada) – Instituto de Letras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2009.

SCHOFFEN, J. R. O conceito de proficiência e o processo de avaliação da Parte Escrita do exame Celpe Bras. Inventário, [S. l.], p. 9-26, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufba.br/index.php/inventario/article/view/28193. Acesso em: 15 jun. 2023.

SCHOFFEN, J. R.; SCHLATTER, M.; KUNRATH, S. P.; NAGASAWA, E. Y.; SIRIANNI, G. R.; MENDEL, K.; TRUYLLIO, L.; DIVINO, L. S. Estudo descritivo das tarefas da Parte Escrita do exame Celpe-Bras: edições de 1998 a 2017. Porto Alegre: Instituto de Letras: UFRGS, 2018. Recurso eletrônico. Disponível em: https://www.ufrgs.br/acervocelpebras/wp-content/uploads/2021/12/Schoffen-et-al-2018.pdf. Acesso em: 15 jun. 2023.

SCHOFFEN, J. R. et al. Corpus de produções escritas do Celpe-Bras. Em preparação.

SIDI, W. A. Níveis de proficiência em leitura e escrita de falantes de espanhol no exame CELPE-Bras. 2002. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2002.

SIRIANNI, G. R. Descrição dos níveis de proficiência em tarefa de leitura e escrita a partir de produções

textuais de alunos do curso Preparatório Celpe-Bras. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

SIRIANNI, G. R. Entre a certificação e a não certificação no Celpe-Bras: um estudo sobre os níveis de proficiência na Parte Escrita do exame. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2020.

SKETCH Engine. Keyword. [S. l.], Lexical Computing CZ s.r.o, 2019. Disponível em: https://www.sketchengine.eu/my_keywords/keyword/. Acesso em: 15 jun. 2023.

SOUZA NETO, M. Celpe-Bras e Caple: a proficiência em português como língua não materna em paralaxe. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2019.

VIANA, V. Verbos modais em contraste: uma análise de corpus da escrita de universitários em inglês. Dissertação (Mestrado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2008.

WEIGLE, Sara Cushing. Assessing Writing. Cambridge: Cambridge University Press, 2002.

WISNIEWSKI, K. Empirical learner language and the levels of the Common European Framework of Reference. Language Learning, [S. l.], v. 67, n. S1, p. 232-253, 2017.

Downloads

Publicado

2023-11-29

Como Citar

Schoffen, J., & Divino, L. (2023). Contribuição da Linguística de Corpus para a formação de professores de PLA: sugestões a partir da descrição dos níveis de proficiência avaliados em uma tarefa da Parte Escrita do Celpe-Bras. Letras De Hoje, 58(1), e44904. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.44904

Edição

Seção

Dossiê: O ensino de Português como Língua Adicional (PLA)