Catimbó-Jurema

Uma análise crítica do discurso multimodal sobre o imaginário social religioso no filme O Auto da Compadecida

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.43602

Palavras-chave:

Catimbó-Jurema, O Auto da Compadecida, multimodalidade, discurso, imaginário social

Resumo

Na sociedade contemporânea, são inúmeras as demandas criadas cotidianamente decorrentes das relações interseccionais que compõem as experiências identitárias de indivíduos e de grupos sociais diversos, com base em marcadores sociais da diferença como gênero, sexualidade, raça, classe, etnia, afiliação religiosa e deficiência, que frequentemente se tornam catalizadoras de preconceitos e de discriminação. Diante desse contexto, investigamos, neste artigo, a construção do imaginário sociodiscursivo sobre o Catimbó-Jurema por meio da análise de quadros de cenas selecionadas do filme O Auto da Compadecida (2000), com suporte teórico-metodológico e crítico da gramática sistêmico-funcional (HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2014), mais especificamente do sistema de transitividade da metafunção experiencial, da gramática do design visual (KRESS; VAN LEEUWEN, 2021), com foco nas metafunções representacional e composicional, e da análise crítica do discurso (FAIRCLOUGH, 1995, 2015; RESENDE; RAMALHO, 2006), com base no modelo tridimensional de Fairclough, em relação transdisciplinar com estudos em antropologia, ciências da religião, sociologia e filosofia. Resultados gerais das análises críticas e sistêmico-funcionais do discurso multimodal sobre o Catimbó-Jurema no filme O Auto da Compadecida apontam que a construção desse imaginário social ocorre por meio da mobilização de recursos verbais e imagéticos que buscam associar religiões afro-indígenas ao demoníaco na intersecção de discursos e práticas sociais que se (re)articulam de formas complexas, históricas e situadas. Por fim, compreendemos que as análises empreendidas nos possibilitaram uma visão crítica não apenas quanto à utilização dos recursos multimodais neste filme, mas também no que diz respeito às inter-relações entre os processos de construção de sentido por meio da linguagem e as inteligibilidades que também são parte do imaginário sociocultural. 

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Biografia do Autor

Leonardo Adriano Eugênio de Lima, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Licenciado em Letras-Inglês pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil; mestrando no Programa de Pós-Graduação em Linguística na mesma instituição. Integrante do GEPLAM (UFPB/CNPq). 

Thayse Silva da Rocha Dias, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Licenciada em Letras-Inglês pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil; mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística na mesma instituição. Integrante do GEPLAM (UFPB/CNPq). 

Ana Flora Ferreira Rocha, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Licenciada em Letras-Inglês pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil; mestranda no Programa de Pós-Graduação em Linguística na mesma instituição. Integrante do GEPLAM (UFPB/CNPq). 

Fábio Alexandre Silva Bezerra, Universidade Federal da Paraíba (UFPB), João Pessoa, PB, Brasil.

Doutor em Língua Inglesa e Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), em Florianópolis, SC, Brasil; PhD em Linguística pela University of Sydney. Professor Associado do Departamento de Letras Estrangeiras Modernas e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João Pessoa, PB, Brasil, onde lidera o GEPLAM (UFPB/CNPq). 

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Publicado

2023-01-11

Como Citar

Lima, L. A. E. de, Dias, T. S. da R., Rocha, A. F. F., & Bezerra, F. A. S. (2023). Catimbó-Jurema: Uma análise crítica do discurso multimodal sobre o imaginário social religioso no filme O Auto da Compadecida. Letras De Hoje, 58(1), e43602. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.43602

Edição

Seção

Dossiê: Discursos Discriminatórios como Fratura da Sociedade Brasileira