João presente!

Análise do funcionamento discursivo de um sujeito periférico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.43570

Palavras-chave:

análise de discurso de linha francesa, discurso de resistência, desigualdade social

Resumo

A Análise de Discurso de Linha Francesa (AD), com seu aporte teórico e metodológico, foi o instrumental que nos fez adentrar em possibilidades de significações do discurso de resistência do cantor e compositor Marcelo Mira, na música João. Elaborado há quase duas décadas, o processo discursivo analisado não só refletiu problemas históricos da pobreza no Brasil, mas favoreceu a discussão sobre o aprofundamento da crise nos dias atuais. O diálogo com a exterioridade trouxe para a atualidade modos de significar de dizeres estabilizados, institucionalizados. A criatividade artística, quando aplica metáforas, paráfrases, polissemia, estabelece novas possibilidades de significação. O objetivo principal deste trabalho consiste em analisar o discurso de resistência de um sujeito periférico e negro, que se desenvolveu no âmbito da arte musical e que faz enfrentamento ao discurso dominante atual, balizado pelo neoliberalismo. Para fundamentação da análise, embasamo-nos em Pêcheux e em autoras que são referências, no Brasil, dos estudos da AD, a exemplo de Eni Orlandi e Cristina Leandro Ferreira. Na perspectiva do movimento entre discurso e interdiscurso, contemporizamos as discussões com pressupostos de outras áreas de conhecimento, com ênfase na sociologia, que estão em pleno debate com o paradigma neoliberal. Também, realizamos pesquisa em meios digitais, sites oficiais para obtermos dados recentes e argumentos que circulam no meio virtual sobre questões aqui levantadas. Na materialidade discursiva da música está inscrita uma cronologia de dor e de luta na vida de João, enquanto personagem, que representa, ao mesmo tempo, o assujeitamento e o enfrentamento do discurso que lhe interpelou como sujeito. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Dayvesson Deleon Bezerra da Silva , Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, PE, Brasil.

Mestre em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em Recife, PE, Brasil. Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Linguagem da mesma instituição. Bolsista pela Fundação Antônio dos Santos Abranches. 

Verônica Maria Brayner de Oliveira Lira, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, PE, Brasil.

Mestre em Administração Rural e Comunicação Rural pela Universidade Federal Rural de Pernambuco. Doutoranda em Ciências da Linguagem na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em Recife, PE, Brasil. Professora dos Cursos de Graduação em Publicidade e Jornalismo, e atua na gestão universitária na Universidade Católica de Pernambuco. 

Nadia Pereira da Silva Gonçalves de Azevedo, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), Recife, PE, Brasil.

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Paraíba. Pesquisadora/ Professora Adjunta IV do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), em Recife, PE, Brasil. Coordenadora do Comitê de Ética da Universidade Católica de Pernambuco. 

Referências

ALTHUSSER, Louis. Aparelhos Ideológicos do Estado. In: Marxists.Org. [S. l.], 1 dez. 2018. Disponível em: https://www.marxists.org/portugues/althusser/1970/06/aparelhos.htm. Acesso em: 24 jun. 2022.

BOFF, Leonardo. Temer: muito a temer. Correio do Povo do Paraná, [S. l.], 2022. Disponível em: https://www.jcorreiodopovo.com.br/coluna/osnelio-vailati/temer-muito-a-temer. Acesso em: 4 jul. 2022.

BOFF, Leonardo. Boff prega resistência ao neoliberalismo mais reacionário. [Entrevista cedida a] Pololo Filmes. In: CUT. [S. l.], 10 abr. 2017. Disponível em: https://www.cut.org.br/noticias/leonardo-boff-prega-resistencia-ao-neoliberalismo-mais-reacionario-b 310#:~:textEm%20entrevista%20%C3%A0%20Pololo%20Filmes,neoliberalismo%20mais%20reacion%C3%A1rio%20e%20radical.%E2%80%9D. Acesso em: 4 jul. 2022.

CANZIAN, Fernando. 23 milhões de pobres vivem com menos de R$ 7 ao dia no Brasil. Folha de S.Paulo, [S. l.], 15 jun. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/mercado/2022/06/23-milhoes-de-pobres-vivem-com-menos-de-r-7-ao-dia-no-brasil.shtml#:~:t-ext=23%20milh%C3%B5es%20de%20pobres%20vivem,06%2F2022%20%2D%20Mercado%20%2D%20Folha. Acesso em: 2 jul. 2022.

CASSANA, Mônica Ferreira. A fragmentação constitutiva dos sujeitos em um documentário: discurso de incômodo e resistência. In: SILVA, Dalexon Sérgio da; SILVA, Claudemir dos Santos (org.). Pêcheux em (dis)curso: entre o já-dito e o novo. Uma homenagem à professora Nadia Azevedo. São Carlos: Pedro&João Editores, 2021. v. 2, p. 187-205.

CARVALHO, Leandro. Governo Fernando Henrique Cardoso. In: Brasil Escola. [S. l.], 2022. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/historiab/governo-fernando-henrique-cardoso.htm. Acesso em: 24 jun. 2022.

CERQUEIRA, Daniel. Atlas da violência 2021. Organizado por Daniel Cerqueira et al. São Paulo: FBSP, 2021. Disponível em: https://www.ipea.gov.br/atlasviolencia/publicacoes. Acesso em: 17 maio 2022.

CRIANÇAS terão de ir à escola a partir do 4 anos de idade. In: Ministério da Educação - Educação Básica, 5 abr. 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/ultimas-noticias/211-218175739/18563-criancas-terao-de-ir-a-escola-a-partir-do-4-anos-de-idade. Acesso em: 2 jul. 2022.

DANTAS, Ackson. O mito da bala perdida. In: Segunda Opinião. [S. l.], 23 set. 2019. Disponível em: https://segundaopiniao.jor.br/o-mito-da-bala-perdida-ackson-dantas. Acesso em: 5 jul. 2022.

ETZIONE, Amitai. A dimensão moral: rumo a uma nova economia. Salvador: EDUFBA; Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2022.

FERREIRA, Maria Cristina Leandro. Da ambiguidade ao equívoco: a resistência da língua nos limites da sintaxe e do discurso. Porto Alegre: Ed. Universidade/UFRGS, 2000.

NÃO esperem pelo Brasil: Cimi denuncia à ONU massacres e assassinatos de lideranças indígenas e defensores de direitos humanos no Brasil. In: Conselho Inigenista Missionário. [S. l.], 29 jun. 2022. Disponível em: https://cimi.org.br/2022/06/nao-esperem-pelo-brasil-cimi-denuncia-a-onu-massacres-e-assassinatos-de-liderancas-indigenas-e-defensores-de-direitos-humanos-no-brasil/#. Acesso em: 5 jul. 2022.

NUNES, Danilo. Arte: ferramenta de resistência cultural. In: MST. [S. l.], 17 maio 2021. Disponível em: https://mst.org.br/2021/05/17/arte-ferramenta-de-resistencia-cultural. Acesso em: 9 maio 2022.

ORLANDI, Eni P. Destruição e construção do sentido: um estudo da ironia. Trabalho apresentado no colóquio do Dep. de Linguística do IEL, UNICAMP. Campinas, SP, 1983.

ORLANDI, Eni P. Discurso e leitura. 3. ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 1996.

ORLANDI, Eni P. A linguagem e seu funcionamento: as formas do discurso. 4. ed. Campinas, SP: Pontes, 1996.

ORLANDI, Eni P. Análise de discurso: princípios e procedimentos. Campinas, SP: Pontes, 2000.

PACHECO, Dennis. Mortes pela polícia caem no Brasil pela primeira vez em oito anos. Folha de S.Paulo, [S. l.], 28 jun. 2022. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/2022/06/mortes-pela-policia-caem-no-brasil-pela-primeira-vez-em-oito-anos.shtml. Acesso em: 5 jun. 2022.

PÊCHEUX, Michel. Semântica e discurso: uma afirmação à crítica do óbvio. 5. ed. Campinas, SP: Editora da Unicamp, 2014.

REZENDE, Milka de Oliveira. Mobilidade social. In: Brasil Escola. [S. l.], 2022. Disponível em: https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/mobilidade-social.htm. Acesso em: 30 jun. 2022.

SANDEL, Michael J. A tirania do mérito: o que aconteceu com o bem comum? 6. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2021.

SANTOS, Ana; JACOBS, Edgar. O direito à educação no Estatuto da Criança e do Adolescente. In: Jacobs Consultoria. [S. l.], 2020. Disponível em: https://www.jacobsconsultoria.com.br/post/o-direito-%C3%A0-educa%C3%A7%C3%A3o-no-estatuto-da-crian%C3%A7a-e-do-adolescente. Acesso em: 1 jun. 2022.

SCHMIDT, João Pedro. Universidades comunitárias e terceiro setor: fundamentos comunitaristas da cooperação em políticas públicas. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2017.

SOUZA, Jessé. Brasil dos humilhados: uma denúncia da ideologia elitista. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2022.

YAGYU, Hamilton; CASTRO-SILVA, Carlos Roberto; EUZÉBIOS FILHO, Antônio; MARTIN Sueli Terezinha Ferrero. Participação social de lideranças comunitárias em um contexto de desigualdade social e no enfrentamento da pandemia da COVID-19: um enfoque psicossocial. Saúde e Sociedade, São Paulo, v. 30, n. 2, e210008, jun. 2021. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/sausoc/2021.v30n2/e210008. Acesso em: 5 jul. 2022. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-12902021210008

Downloads

Publicado

2023-01-11

Como Citar

Silva , D. D. B. da, Lira, V. M. B. de O., & Azevedo, N. P. da S. G. de. (2023). João presente! Análise do funcionamento discursivo de um sujeito periférico. Letras De Hoje, 58(1), e43570. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2023.1.43570

Edição

Seção

Dossiê: Discursos Discriminatórios como Fratura da Sociedade Brasileira