As representações sociais masculinas na campanha publicitária de Dia dos Pais da Natura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.43569

Palavras-chave:

Análise do Discurso, masculinidade, representações sociais

Resumo

Este artigo reflete acerca da representação masculina na campanha publicitária da empresa Natura, divulgada em 2021, referente à celebração do Dia dos Pais. Objetiva-se depreender como tais representações sociais são construídas ao longo da campanha, se há o rompimento com os imaginários sociodiscursivos vigentes acerca da masculinidade considerada padrão. O estudo assume um caráter qualitativo, pautado em conceitos da Análise do Discurso, com foco para as noções de representação social, imaginários sociodiscursivos e discurso publicitário (CHARAUDEAU, 2007, 2010, 2017), ethos, cenas de enunciação e discurso atópico (MAINGUENEAU, 2008b, 2010, 2015, 2016), e buscou-se nos estudos de Bourdieu (2012) e Oliveira (2004) as reflexões acerca da masculinidade. A partir de recortes de frames da campanha publicitária, efetuou-se a análise das cenas de enunciação e do ethos que se manifesta na peça, dos quais depreendemos que é a partir do fiador que emerge o discurso atópico sexista, que se revela à medida que as cenografias manifestam lugares estereotipados referentes aos homens e, consequentemente, ao padrão de masculinidade. Mesmo as cenas que, de alguma forma, tentam romper com esses padrões, incorporam uma figura de representatividade padrão masculina, que não se afasta totalmente da aparência de homem viril. Conclui-se que, embora a propaganda apresente recortes de inovação e atenção à diversidade, ainda assim emergem, por meio do fiador, imagens ligadas às representações tradicionais de masculinidade, uma vez que o objetivo da propaganda é justamente vender seu produto, logo, é preciso manter tais imagens a fim de atingir o maior número possível de público consumidor. 

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Biografia do Autor

Márcio Rogério de Oliveira Cano, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil.

Doutor e mestre em Língua Portuguesa pelo Programa de Língua Portuguesa da Pontifícia Universidade Católica (PUC-SP), em São Paulo, SP, Brasil. Professor da Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras, MG, Brasil. 

Ana Laura da Silva Corrêa, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil.

Graduada em Jornalismo pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), em Divinópolis, MG, Brasil. Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Letras, subárea Análise do Discurso, pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras, MG, Brasil.

Lara Fernandes Mariano, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil.

Graduada em Letras Português/ Inglês e suas Literaturas pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras, MG, Brasil. Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras, MG, Brasil.

Lidiane Reis Alves Pimenta, Universidade Federal de Lavras (UFLA), Lavras, MG, Brasil.

Especialista em Linguística Aplicada e Ensino de Línguas pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), em Campo Grande, MS, Brasil. Mestranda em Letras pela Universidade Federal de Lavras (UFLA), em Lavras, MG, Brasil. Analista Educacional na Secretaria Estadual de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), em São Sebastião do Paraíso, MG, Brasil. 

Referências

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Publicado

2022-12-07

Como Citar

Cano, M. R. de O., Corrêa, A. L. da S., Mariano, L. F., & Pimenta, L. R. A. (2022). As representações sociais masculinas na campanha publicitária de Dia dos Pais da Natura. Letras De Hoje, 57(1), e43569. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2022.1.43569

Edição

Seção

Dossiê: Discursos Discriminatórios como Fratura da Sociedade Brasileira