A relação entre a linguagem e a memória no atendimento clínico-terapêutico sob a perspectiva bakhtiniana

Palavras-chave: Memória, Bakhtin, Linguagem, Doença de Alzheimer, Esquecimentos

Resumo

Este texto apresenta um percurso de estudos sobre a relação entre a linguagem e a memória dentro do escopo dos estudos bakhtinianos, inicialmente sobre as palavras na ponta da língua e, posteriormente, no estudo das dificuldades de encontrar palavras, principalmente, nas síndromes demenciais. Neste contexto, busco refletir com o Círculo de Bakhtin sobre o elo entre o caráter individual e coletivo das memórias e aponto para a relevância dessa discussão no entendimento das fronteiras entre o normal e o patológico na relação entre linguagem e memória, sobretudo no envelhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marcus Vinicius Borges Oliveira, Universidade Federal da Bahia (UFBA), Salvador, BA, Brasil.

Doutor em Linguística pelo Instituto de Estudos da Linguagem (IEL) da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), em Campinas, SP, Brasil; mestre em Letras e Linguística pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em Salvador, BA, Brasil; graduado no Bacharelado de Fonoaudiologia da UFBA; professor adjunto do Departamento de Fonoaudiologia da UFBA e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da UFBA, em Salvador, BA, Brasil.

Referências

AMORIM, Marília. Memória do objeto – uma transposição bakhtiniana e algumas questões para a educação. Bakhtiniana, São Paulo, v. 1, n. 1, p. 8-22, 1o sem. 2009.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da Criação Verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João, 2010.

GERALDI, João Wanderley. Portos de Passagem. São Paulo: Martins Fontes, 1991.

GROISMAN, Daniel. A velhice, entre o normal e o Patológico. História, Ciências, Saúde, Rio de Janeiro, v. 9, n. 1, p. 61-78, jan./abr. 2002.

HALBWACHS, Maurice. A memória coletiva. São Paulo: Centauro, 2017.

HANLEY, Richard. Retrieval failures for the names of familiar people. In: SCHWARTZ, Bennett L., BROWN, Alan S. Tip-of-the-tongue states and related phenomena. Cambridge University Press, 2014. p. 1244-1824. E-book.

JAMES, Willian. Principles of psychology. New York: Holt, 1890.

LURIA, Alexander Romanovich. Pensamento e Linguagem: As últimas conferências de Luria. São Paulo: Ed. Artmed. 2001.

NOVAES-PINTO, Rosana do Carmo. A contribuição do estudo discursivo para uma análise crítica das categorias clínicas. Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 1999.

OLIVEIRA, Marcus Vinicius Borges. Palavras na ponta-da-língua: uma abordagem neurolinguística Tese (Doutorado em Linguística) – Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP, 2015.

OLIVEIRA. Marcus Vinicius Borges. Palavras na ponta-da-língua: uma abordagem neurolinguística. São Carlos: Pedro e João 2017.

PONZIO, Augusto. Linguistica generale, scrittura letteraria e traduzione. Perugia: Guerra Edizioni, 2007.

PONZIO, Augusto. Procurando uma palavra outra. São Carlos: Pedro e João, 2010.

A BAGACEIRA. Intérprete: SIBA. Compositor: Sérgio Roberto Veloso de Oliveira In: AVANTE. Intérprete: Siba. Fina Produção: Mata Norte, 2012. faixa 5.

VOLÓCHINOV, Valentin. Marxismo e Filosofia da Linguagem. Problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. São Paulo: Editora 34, 2017. 373 p.

WERTSCH, James V. Texto e dialogismo no estudo da memória coletiva. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 36, p. 123-132, 2010.

Publicado
2021-12-31
Como Citar
Oliveira, M. V. B. . (2021). A relação entre a linguagem e a memória no atendimento clínico-terapêutico sob a perspectiva bakhtiniana. Letras De Hoje, 56(3), 557-569. https://doi.org/10.15448/1984-7726.2021.3.40717
Seção
Dossiê: Estudos Bakhtinianos Contemporâneos