Relação entre consciência fonológica e compreensão leitora em crianças: revisão sistemática de pesquisas brasileiras
DOI:
https://doi.org/10.15448/1984-7726.2019.2.32525Palavras-chave:
Consciência fonológica. Leitura. Compreensão leitora. Alfabetização.Resumo
Esta revisão sistemática objetiva apresentar estudos brasileiros que investigam o papel da consciência fonológica como meio facilitador da compreensão leitora de crianças em processo de aquisição da língua escrita. A busca foi realizada em diferentes bases eletrônicas de dados, e os descritores utilizados foram: “consciência fonológica”, “leitura”, “compreensão leitora” e “crianças”. Com base nos critérios de inclusão, o levantamento identificou seis trabalhos. Os resultados evidenciaram que a consciência fonológica contribui tanto para a melhora da leitura e da compreensão quanto para o aumento da velocidade da leitura e da compreensão. Esses resultados lançam luz sobre a importância de investigações, na área da Linguística Aplicada, que se ocupem da relação entre consciência linguística e leitura durante a aquisição da linguagem.
Downloads
Referências
ALVES, Ubiratã Kickhöfel. O que é consciência fonológica. In: LAMPRECHT, Regina Ritter; BLANCO-DUTRA, Ana Paula; SCHERER, Ana Paula Rigatti; BARRETO, Fernanda Menna; BRISOLARA, Luciene Bassols;
SANTOS, Rosangela Marostega; ALVES, Ubiratã Kickhöfel (org). Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 29-40.
BARRERA, Sylvia D. Papel facilitador das habilidades metalinguísticas na aprendizagem da linguagem escrita. In: MALUF, Maria R. (org.). Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições da pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 65-90.
BARRERA, Sylvia D.; MALUF, Maria Regina. Consciência metalinguística e alfabetização: um estudo com crianças da primeira série do ensino fundamental. Psicologia, Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v. 16, n. 3, p. 491-502, 2003. https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000300008
BLANCO-DUTRA, Ana P.; SCHERER, Ana P. R.; BRISOLARA, Luciene B. Consciência fonológica e aquisição de língua materna. In: LAMPRECHT, Regina Ritter; BLANCO-DUTRA, Ana Paula; SCHERER, Ana Paula
Rigatti; BARRETO, Fernanda Menna; BRISOLARA, Luciene Bassols; SANTOS, Rosangela Marostega; ALVES, Ubiratã Kickhöfel (org). Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012. p. 75- 91.
BRADLEY, L.; BRYANT, P. E. Categorizing sounds and learning to read: A causal connection. Nature, [s. l.], v. 301, p. 419-421, 1983. https://doi.org/10.1038/301419a0
CAPELLINI, Simone Aparecida; CAVALHEIRO, Laura Giotto. Avaliação do nível e da velocidade de leitura em escolares com e sem dificuldade na leitura. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 9, n. 51, p. 5-12, 2000.
CAPOVILLA, Alessandra Gotuzzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César. Prova de consciência fonológica: desenvolvimento de dez habilidades da pré-escola à segunda série. Temas sobre Desenvolvimento, São Paulo, v. 7, n. 37, p. 14-20, 1998.
CAPOVILLA, Alessandra Gotuzzo Seabra; CAPOVILLA, Fernando César; SILVEIRA, F. B. O desenvolvimento da consciência fonológica, correlações com leitura e escrita e tabelas de estandardização. Ciência Cognitiva: Teoria, Pesquisa e Aplicação, [s. l.], v. 2, n. 3, p. 113-160, 1998.
CAPOVILLA, Alessandra Gotuzzo Seabra; GUTSCHOW, Cláudia Regina Danelon; CAPOVILLA, Fernando César. Habilidades cognitivas que predizem competência de leitura e escrita. Psicologia Teoria e Prática, São Paulo, v. 6, n. 2, p. 13-26, 2004.
CARDOSO-MARTINS, Cláudia. Sensitivity to rhymes, syllables, and phonemes in literacy acquisition in Portuguese. Reading Research Quarterly, Newark, Del., US, n. 30, p. 808-828, 1995. https://doi.org/10.2307/748199
CARDOSO-MARTINS, Cláudia; BATISTA, Ana Cláudia Eutrópio. O conhecimento do nome das letras e o desenvolvimento da escrita: evidência de crianças falantes do português. Psicologia: Reflexão & Crítica, Porto Alegre, v. 18, n. 3, p. 330-336, 2005. https://doi.org/10.1590/S0102-79722005000300006
CAVALHEIRO, Laura Giotto; SANTOS, Michele dos Santos.; MARTINEZ, Poliana Carvalho. Influência da consciência fonológica na aquisição de leitura. Revista CEFAC, São Paulo, v. 12, n. 6, p. 1009-1016, nov.-dez. 2010. https://doi.org/10.1590/S1516-18462010005000063
CIELO, Carla Aparecida; POERSCH, José Marcelino.Relação entre a sensibilidade fonológica e o aprendizado inicial da leitura. Letras de Hoje, Porto Alegre, n. 2, p. 99-105, jun. 1998.
COLTHEART, Max. Modelando a leitura: a abordagem da dupla rota. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles (org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2013. p. 24-41.
DEHAENE, Stanislas. Os neurônios da leitura: como a ciência explica nossa capacidade de ler. Tradução Leonor Scliar-Cabral. Porto Alegre: Penso, 2012.
GOMBERT, Jean Emile. Atividades metalinguísticas e aprendizagem da leitura. In: MALUF, Maria R. (org). Metalinguagem e aquisição da escrita: contribuições da pesquisa para a prática da alfabetização. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2003. p. 19-63.
GOSWAMI, U.; BRYANT, P. Phonological Skills and Learning to Read. London: Lawrence Erlbaun Associates, 1990. 166 p.
KARMILOFF-SMITH, Annette. From meta-processes to conscious access: evidence from children’s metalinguistic and repair data. Cognition, Amsterdam, NL, v. 23, p. 95-147, 1986. https://doi.org/10.1016/0010-0277(86)90040-5
KARMILOFF-SMITH, Annette. Beyond Modularity: a developmental perspective on cognitive science. Cambridge (MA): MIT, 1992, 234 p. https://doi.org/10.1017/S0140525X00036621
KARMILOFF-SMITH, Annette. Précis of Beyond modularity: a developmental perspective on cognitive science. Behavioral and brain sciences, Cambridge, v.17, p. 693-745, 1994.
LORANDI, A. From sensitivity to awareness: the morphological knowledge of brazilian children between 2 and 11 years old and the representational redescription model. 2010. 200f. Tese (Doutorado) – Pontifícia
Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, RS, 2011. Disponível em: http://repositorio.pucrs.br/dspace/handle/10923/4204. Acesso em: 07 jun. 2018.
LORANDI, Aline; MARQUES, Débora Matos. Subsídios teóricos e práticos para a elaboração de testes de consciência linguística. Revista Escrita, Rio de Janeiro, v. 21, p. 1-20, 2016. Disponível em: https://www.maxwell.vrac.puc-rio.br/25993/25993.PDFXXvmi=5wjp5D9Np7J2wjkPMbUjvao7bP68uDfAaA1fea4EhNHP82GUdBfKLESWu060DlBNWC4cN8R6VzW5BD0PegB1VuZqu5q9r3WoG1Bu9sB63zbFdcvss8tpDtQ9zii1lgq2i3wsw9zAJLgWZMpsUUSzoJJx
ojrrCu0539FDSrTQqHhTCcNbCwUBAxB0i4rVzr2CCHguabmBSEvv RjItRE5rCHrVMURlmTZZCguMsRomwUSofBT7f0zSI2OuxHQkB. Acesso em: 09 nov. 2017.
MOTA, Márcia Maria Peruzzi Elia da; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. O papel da Consciência Fonológica na leitura contextual medida pelo teste de Cloze. Estudos de Psicologia, Natal, v. 14, n. 3, p. 207-212, set.-dez. 2009. https://doi.org/10.1590/S1413-294X2009000300004
PLAUT, David C. Abordagens conexionistas à leitura. In: SNOWLING, Margaret J.; HULME, Charles (org.). A ciência da leitura. Porto Alegre: Penso, 2015.
PULIEZI, Sandra; MALUF, Maria R. A contribuição da consciência fonológica, memória de trabalho e velocidade de nomeação na aquisição inicial da leitura. Boletim Academia Paulista de Psicologia, São Paulo, v. 32, n. 82, p. 213-227, 2012.
SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. A influência da consciência fonológica na aquisição da leitura e da escrita. In: SISTO, Fermino Fernandes; OLIVEIRA, Gislene de Campos; FINI, Lucila Diehel Tolaine;
SOUZA, Maria Thereza Costa Coelho de; BRENELLI, Rosely Palermo (ed.).
Atuação psicopedagógica e aprendizagem escolar. Petrópolis: Vozes,1996. p. 213-247.
SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. O Teste de Cloze como instrumento de diagnóstico e de desenvolvimento da compreensão em leitura (Relatório Técnico de Bolsista Produtividade enviado ao CNPq). Universidade São Francisco, Itatiba, 2005.
SCHERER, Ana Paula Rigatti. Princípio alfabético e consciência fonológica: fatores determinantes no tempo de leitura de crianças em processo de alfabetização. Signo, Santa Cruz do Sul, v. 32, n. 53, p. 82-99, 2007.
SCHERER, Ana Paula Rigatti. Conversa inicial. In: LAMPRECHT, Regina Ritter; BLANCO-DUTRA, Ana Paula; SCHERER, Ana Paula Rigatti; BARRETO, Fernanda Menna; BRISOLARA, Luciene Bassols; SANTOS, Rosangela Marostega; ALVES, Ubiratã Kickhöfel (org.). Consciência
dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012a. p. 23-26.
SCHERER, Ana Paula Rigatti. Consciência fonológica na alfabetização infantil. In: LAMPRECHT, Regina Ritter; BLANCO-DUTRA, Ana Paula; SCHERER, Ana Paula Rigatti; BARRETO, Fernanda Menna; BRISOLARA, Luciene Bassols; SANTOS, Rosangela Marostega; ALVES, Ubiratã
Kickhöfel (org.). Consciência dos sons da língua: subsídios teóricos e práticos para alfabetizadores, fonoaudiólogos e professores de língua inglesa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012b. p. 109-119.
SUEHIRO, Adriana Cristina Boulhoça; SANTOS, Acácia Aparecida Angeli dos. Compreensão de leitura e consciência fonológica: evidências de validade de suas medidas. Estudos de Psicologia, Campinas, v. 32, p. 201-211, abr.-jun. 2015. https://doi.org/10.1590/0103-166X2015000200005
WOLF, Clarice Lehnen. Descobrindo as rimas em poemas: estudo sobre os efeitos das rimas na consciência fonológica e suas relações com os demais níveis de consciência linguística durante o processo de alfabetização. 2015. 285f. Tese (Doutorado em Letras) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul: Porto Alegre, 2015.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Letras de Hoje
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Letras de Hoje implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Letras de Hoje como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.