Submissão aberta – Letras de Hoje

2024-04-11

Dossiê: Texto como tecido da cultura

Período: 15/04/2024 a 30/05/2024

Como já sugere o título, a presente chamada é dedicada à discussão dos problemas associados à ideia do texto como tecido da cultura, também definido pela filósofa Natália Avtonómova de “tecido comunicativo” da época.

Com o advento da era Web 2.0, o termo “intertextualidade” (proposto em 1967 por Julia Kristeva e formulado em parte com base na teoria dos anagramas de Ferdinand de Saussure, nas obras de Iúri Tyniánov e Mikhail Bakhtin e relativo a textos de diversas naturezas) sofreu transformações significativas, e hoje já falamos de hipertexto em relação à literatura e à cultura como um todo.

Em 1982, Gérard Genette, autor do conceito de palimpsesto, propôs a noção de “arquitexto” como objeto da poética. Hoje, ambos os conceitos são utilizados em um sentido mais amplo, assim como o conceito original de “texto” de Iúri Lotman: no movimento histórico da cultura, o mundo é visto como um enorme espaço textual, uma espécie de oceano de textualidades, no qual coexistem o próprio escritor/autor, os seus textos, as avaliações desses textos e que se assemelha à polifonia, conceito empregado por Mikhail Bakhtin em relação aos romances de Fiódor Dostoiévski. 

Ao criar sua vida, ao criar um ou outro contexto poético da sua biografia, o autor separa a vida que viveu e a vida que escreveu, se esforça para fugir da tradicional forma linear, criando a escrita como vida e a vida como escrita (Roland Barthes). Portanto, a compreensão da esfera da vida e da esfera da escrita são indissociáveis. A escrita (uma recriação criativa) de si mesmo pode ser tecida a partir de partículas elementares (momentos vividos, cenas, imagens, sensações, palavras) extraídas da própria vida, bem como da percepção de seus textos pelos outros e dos textos da atualidade, sejam eles ficcionais ou não.

No nível do discurso, essa visão encontra uma expressão no conceito do “momento discursivo”. De acordo com Sophie Moirand, “O momento discursivo é a circulação de conceitos vinculados a eventos científicos ou técnicos com uma dimensão política e as modificações desses conceitos no processo de sua circulação. Como resultado dessas modificações, as palavras especializadas adquirem novos significados, às vezes em detrimento de seu significado original, e acabam funcionando no modo de alusão em vez de denotação” (Moirand, 2007, p.20).

Nessa chamada, procuramos explorar as seguintes questões: de que maneira os diferentes intertextos coexistem dentro de um texto, um enunciado, um discurso? E, de modo mais amplo, qual é a relação entre o texto e a vida? Teriam eles realmente uma natureza comum e estariam relacionados entre si? A vida pode ser plenamente criada e compreendida por meio da escrita? Por outro lado, seria a escrita suficiente para criar vida?

 

Bibliografia

 

AVTONÓMOVA, N.Открытая структура: Якобсон-Бахтин-Лотман-Гаспаров. (Estrutura aberta: Jakobson-Bakhtin-Lotman-Gaspárov). Moscou, РОССПЭН, 2009.

BAKHTIN, M. O problema do texto na lingüística, na filologia e em outras ciências humanas. In: Estética da criação verbal, 2003[1959-1961]).

BARTHES, R. La préparation du roman: Cours au Collège de France (1978-1979 et 1979-1980). Paris: Éditions du Seuil, 2015, 608 р.

GENETTE, G. Palimspestes: la littérature au second degré. – Paris: Éditions du Seuil, 1982, p. 7.

GRILLO, S. V. C., REBOUL-TOURÉ, S., GLUSHKOVA, M. Analyse du discours et comparaison : enjeux théoriques et méthodologiques. Bruxelles : Peter Lang, 2021, 350 p.

LOTMAN, Iú. Текст как семиотическая проблемам (O texto como um problema semiótico). In: LOTMAN, Iú. Статьи по семиотике культуры. (Artigos sobre a semiótica da cultura). São Petersburgo: Академический проект, 2002, 543 p.

MOIRAND, S. Les discours de la presse quotidienne. Observer, analyser, comprendre, 2007, Paris, PUF (collection Linguistique nouvelle), 180 p.

TYNIÁNOV, Iu. О литературной эволюции. Sobre a evolução literária. In: TYNIÁNOV, Iu.  Поэтика. История литературы. Кино. (Poética, história da literatura, cinema). Moscou: Наука, 1977, p. 270-281.

TYNIÁNOV, Iu. Проблемы изучения литературы и языка. (Problemas dos estudos da literatura e da língua). In: TYNIÁNOV, Iu.  Поэтика. История литературы. Кино. (Poética, história da literatura, cinema). Moscou: Наука, 1977, p. 282–283.

 

 

Organizadores:

 

Profa. Dra. Ekaterina Volkova Américo (Universidade Federal Fluminense - UFF)

Profa. Dra. Maria Glushkova (Grupo “Analyse du discourse et Culture” dans l’axe “Sens et discours” du Clesthia, Université Sorbonne Nouvelle Paris 3, Paris)

Prof. Dr. Alexei Ovcharenko (Universidade Russa pela Amizade dos Povos – RUDN, Moscou)

Prof. Dr. Cláudio Primo Delanoy (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS)