SUBMISSÕES (ENCERRADAS)

2019-09-12

Qual é a amplitude da literatura quando a palavra literária se espalha pelas artes?

Como podemos definir seus diálogos potenciais com as outras artes, em especial com a música, as artes plásticas, o cinema, o teatro... Desde Aristóteles, procuramos entender os diferentes modos de dizer as mesmas velhas verdades humanas. Imitação, transtextualidade, invenção. Misturamos os textos, as mídias, as técnicas, as tecnologias. Contamos nossas histórias relendo as histórias dos outros. Dom Casmurro é Capitu no palco-filme de Luís Fernando Carvalho, que também reinventou Lavoura arcaica no filme que recriou o romance de Raduan Nassar. Bia Lessa transformou o Grande Sertão: Veredas, de Guimarães Rosa, numa aventura inesquecível em cena. O sertão paraibano é medieval, a partir do romance de cavalaria A pedra do reino, de Ariano Suassuna, desenhando universos fantásticos e antecipando mundos sonoros que ainda hoje provocam admiração, através do Movimento Armorial, misturando artes plásticas e música.

A palavra, na linha que baila no espaço em branco, sugere realidades que se pensava impossíveis de serem concretizadas, personagens que circulam no tempo e atravessam as mídias. As tecnologias do imaginário recriam os textos clássicos de nossos escritores inesquecíveis. E quanto mais avançamos no século XXI, mais amplas são as possibilidades dos diálogos intermidiais entre a literatura e outras artes, colocando no eixo não apenas a transmidialidade, mas a ação do leitor que navega entre textos e mídias.

Este é o tema deste dossiê: pensar, analisar, discutir os fenômenos transtextuais e intermidiais que ampliam o espaço da literatura e propor novas formas de entender esses atravessamentos e, assim, compreender a própria literatura, em toda a sua dimensão.


Organizadores:

Prof. Dr. Jorgen Bruhn tem o email [email protected]  - (Lynneus University).

Prof. Dr. Moisés Martins tem o email [email protected]  - (Universidade do Minho).

Prof. Dr. Antonio Hohlfeldt e-mail [email protected] - (Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul).