Luto de profissionais em uma unidade de transplante de células-tronco hematopoéticas

Autores

  • Renata Pereira Rodrigues Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP
  • Renata Curi Labate Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2012.1.9700

Palavras-chave:

transplante de células-tronco hematopoéticas, equipe de assistência ao paciente, morte, pesar

Resumo

Introdução: O transplante de células-tronco hematopoéticas (TCTH) é um procedimento que pode tanto recuperar a vida do paciente quanto conduzi-lo ao óbito. Não conseguir evitar a morte pode trazer ao profissional à vivência do luto e de seus limites. Objetivo: Compreender o processo de luto vivenciado pelos profissionais da saúde de uma Unidade TCTH. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo clínico-qualitativo de 8 profissionais de uma unidade de TCTH. Foram realizadas entrevistas semidirigidas e o material foi submetido à análise qualitativa de conteúdo. Resultados: Os resultados indicam que os profissionais de uma unidade de TCTH vivenciam o luto quando verificam processos lentos de morte e quando o sofrimento do paciente se torna muito intenso. Conclusão: O processo do luto do profissional ainda não é reconhecido e existe pouca oportunidade de expressão pública para facilitar a vivência desse luto.

Biografia do Autor

Renata Pereira Rodrigues, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Terapeuta Ocupacional, mestre em Ciências da Saúde pelo Departamento de Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Renata Curi Labate, Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto - USP

Enfermeira, Professora Doutora do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto-USP.

Downloads

Publicado

2012-05-24

Edição

Seção

Artigos Originais