Oficina sobre orientações pedagógicas no ensino superior: ação do programa pró-saúde

Autores

  • Annie Pozeczek Koltermann Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Andriele Gasparetto Centro Universitário Franciscano - UNIFRA
  • Alecsandra Pinheiro Vendrusculo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)
  • Michele Rorato Sagrillo Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2012.1.9699

Palavras-chave:

formação de recursos humanos, educação superior, educação em saúde, pesquisa interdisciplinar

Resumo

Objetivo: Analisar as potencialidades e desafios no ensino de uma instituição de ensino superior de acordo com os vetores propostos pelo Projeto Pró-Saúde do Ministério da Saúde. Materiais e Métodos: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, em que se utilizou análise de conteúdo em grupos focais. Realizou-se, em 2009, uma oficina organizada pela comissão interna do Pró-Saúde para discutir as potencialidades e desafios de acordo com os vetores do Projeto. Resultados: Entre as potencialidades discutidas foi constatada a estruturação das atividades, estágios e práticas curriculares da instituição integradas à realidade e necessidades da população local. Porém, a interdisciplinaridade foi apontada como um dos grandes desafios a ser implementado na área da saúde. Nenhuma evidência atingiu o estágio III, ou seja, não foi totalmente alcançada na visão destes profissionais. Conclusão: Fazem-se necessárias constantes discussões entre docentes para que se possam atingir resultados satisfatórios, porém, sugere-se trabalhar com um número menor de participantes.

Biografia do Autor

Annie Pozeczek Koltermann, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Mestre em Saúde Coletiva pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), docente do Curso de Odontologia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA) e membro da Comissão Interna do Pró-Saúde.

Andriele Gasparetto, Centro Universitário Franciscano - UNIFRA

Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG), docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA), membro da Comissão Interna do Pró-Saúde – UNIFRA

Alecsandra Pinheiro Vendrusculo, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Mestre em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), docente do Curso de Fisioterapia do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Michele Rorato Sagrillo, Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Mestre em Ciências - Genética Médica pela Escola Paulista de Medicina, docente do Curso de Biomedicina do Centro Universitário Franciscano (UNIFRA)

Downloads

Publicado

2012-05-21

Edição

Seção

Artigos Originais