A fisioterapia no programa de saúde da família: percepções dos usuários

Autores

  • Juliana Lima da Costa
  • Moema de Almeida Pinho
  • Marcelo de Carvalho Filgueiras Universidade Federal do Piauí
  • Júlia Barreto Bastos de Oliveira Universidade de Fortaleza - UNIFOR

DOI:

https://doi.org/10.15448/1983-652X.2009.1.4875

Palavras-chave:

fisioterapia, saúde da família, visita domiciliar

Resumo

Introdução: O Programa de Saúde da Família (PSF) foi criado na década de 90, seguindo as diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), visando melhorar a saúde da população. Este estudo de natureza qualitativa foi desenvolvido no município de Maracanaú junto às Unidades Básicas de Saúde da Família (UBASF) com um grupo de pacientes apresentando diferentes patologias e pertencentes a diferentes faixas etárias. Objetivo: O objetivo foi descrever a percepção dos usuários com relação à atuação da Fisioterapia na equipe de saúde da família. Materiais e Métodos: Estudo descritivo de abordagem qualitativa realizado em Maracanaú, região metropolitana de Fortaleza – Ceará, junto às famílias assistidas pelo Programa de Saúde da Família. Foram entrevistados 15 sujeitos, 07 cuidadores e 08 pacientes no período de março a maio de 2008. Os dados foram coletados através da entrevista não estruturada e analisados através da técnica de análise de conteúdo. Resultados: Como resultado a análise das entrevistas fez surgir três categorias temáticas: Benefício da Fisioterapia, Acesso à Fisioterapia e Freqüência de atendimentos. Conclusão: Pode-se concluir que apesar das grandes dificuldades impostas, como o pequeno número de profissionais e condições de trabalho, os usuários demonstraram-se satisfeitos, reforçando a importância da inserção desse profissional no PSF.

Biografia do Autor

Juliana Lima da Costa

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Moema de Almeida Pinho

Fisioterapeuta, graduada pela Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Marcelo de Carvalho Filgueiras, Universidade Federal do Piauí

Professor Efetivo da Universidade Federal do Piauí, Campus Ministro Reis Velloso, Parnaíba - PI. Mestre em Educação em Saúde. Área Fisioterapia em Saúde Coletiva.

Júlia Barreto Bastos de Oliveira, Universidade de Fortaleza - UNIFOR

Fisioterapeuta, Mestre em Distúrbios da Comunicação Humana pela Universidade Federal de São Paulo e Docente da Universidade de Fortaleza (UNIFOR).

Downloads

Publicado

2010-03-12

Edição

Seção

Artigos Originais