O uso da simulação realística como metodologia de ensino e aprendizagem para as equipes de enfermagem de um hospital infanto-juvenil: relato de experiência
DOI:
https://doi.org/10.15448/1983-652X.2014.3.17874Palavras-chave:
enfermagem, educação continuada, simulaçãoResumo
Objetivo: O presente artigo tem como objetivo relatar a primeira experiência vivenciada pelo serviço de Educação Continuada de um hospital infanto-juvenil do Estado do Paraná com a utilização da simulação realística como uma metodologia de ensino e aprendizagem para as equipes de enfermagem.
Descrição da experiência: As simulações aconteceram em dois dias consecutivos, em ambiente de trabalho, guiadas por enfermeiros instrutores, que são gestores das Unidades de atendimento do hospital infanto-juvenil. Foram preparados 6 cenários distintos, com as seguintes temáticas: cuidados de enfermagem na administração de quimioterápicos, cuidados de enfermagem com acessos venosos periféricos e hemocomponentes, cuidados e aspiração de traqueostomia, cuidados com nutrição e sondas, administração de medicamentos, medicamentos de alta vigilância e registros e anotações de enfermagem em prontuário. Participaram nas simulações um total de 195 colaboradores de enfermagem. Percebemos que para estes colaboradores as simulações permitiram a identificação e a reconstrução de condutas, por meio de um feedback imediato após o término das simulações. As experiências também possibilitaram a estes profissionais, ter maior segurança e confiança para a execução da prática real no trabalho cotidiano nos diversos setores de assistência na Instituição.
Conclusão: O uso da simulação realística mostrou-se como uma metodologia inovadora para realização de treinamentos na instituição, por replicar experiências da vida real favorecendo um ambiente de interatividade entre os participantes, facilitando o processo de ensino-aprendizagem das equipes de enfermagem que atuam no Hospital infanto-juvenil.
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