Publicidade e informação na sociedade do consumo: Tensões entre a efetivação do direito à informação e a publicidade no cenário contemporâneo

  • Betina da Silva Adami PUCRS
  • Gabriela Wallau Rodrigues FARGS
Palavras-chave: Sociedade do Consumo, Código de Defesa do Consumidor, Direito à Informação, Publicidade.

Resumo

O trabalho tem por objetivo investigar se a publicidade pode ser considerada um meio de informação para o consumidor. A análise parte das perspectivas que envolvem o direito à informação no contexto do sistema de proteção erigido pelo Código de Defesa do Consumidor para, posteriormente, avaliar o que representa a publicidade nesse cenário. A partir dessa análise, chega-se a uma resposta negativa em relação ao objeto de pesquisa, tanto porque o âmbito de proteção do direito à informação requer um tipo de informação que não está presente na publicidade quanto porque se observa que o objetivo primordial da publicidade é tão-somente aumentar índices de consumo.

Biografia do Autor

Betina da Silva Adami, PUCRS
Editor gerente
Seção
Artigos