Os Professores Formadores e os Saberes de Orientação Mediante Ações Tutorais

Autores

  • Maria Antonia Ramos de Azevedo

Palavras-chave:

saberes docentes, saberes de orientação, formação de formadores, racionalidade emancipatória.

Resumo

Neste trabalho identificamos saberes de orientação que professores orientadores mobilizam mediante o trabalho desenvolvido em atividades de Prática de Ensino e Estágio Supervisionado. Na pesquisa qualitativa, investigamos quatro professores de um Curso de Licenciatura em Química, surgindo saberes de orientação: dialógicos e afetivos; relativos à autoformação e auto-organização; ação colaborativa; técnico-científicos e pedagógicos relativos às áreas de conhecimento e os saberes sobre os processos teórico-práticos de aprendizagem da docência. Destacamos que os formadores desenvolvem os saberes dialógicos e afetivos e os de autoformação e auto-organização baseados na reflexão permanente. Os saberes de orientação voltados à ação colaborativa, os técnico-científicos e pedagógicos e os relativos processos teórico-práticos da aprendizagem sobre a docência precisam ser mais mobilizados na universidade e nas parcerias interinstitucionais.

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Biografia do Autor

Maria Antonia Ramos de Azevedo

Doutora em Semiótica. Professora Assistente na área da Didática na Universidade Municipal de São Caetano. Pós doutoranda pela Fundação Carlos Chagas.

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Como Citar

Azevedo, M. A. R. de. (2010). Os Professores Formadores e os Saberes de Orientação Mediante Ações Tutorais. Educação, 33(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/8078