A histórica contribuição do ensino privado no Brasil

Autores

  • Manoel Alves

Palavras-chave:

Ensino privado, ensino confessional, Estado e educação, intervenção estatal, livre iniciativa, direito à educação. Ensino privado, direito à educação.

Resumo

A relação entre Estado e iniciativa privada na educação brasileira tem sido sempre conflituosa e, não raramente, sectariamente alvo de ideologias diversas. O presente artigo assinala a gênese confessional e privada do ensino no Brasil. O texto apresenta, igualmente, os principais marcos da atuação do ensino privado no desenvolvimento educacional brasileiro, particularmente sob a perspectiva das relações entre as instituições de ensino confessionais e privadas e o Estado, travadas ao longo da história do país. De igual forma o artigo suscita a questão da intervenção estatal na livre iniciativa na educação, bem como a incidência e a contribuição da ação privada na superação dos desafios educacionais contemporâneos no Brasil.

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Biografia do Autor

Manoel Alves

Doutor em Ciências da Educação pela Universidade de Paris. MBA em Gestão de Negócios e Inovação pela UFRJ. Professor Ajunto do Mestrado em Educação na Universidade Católica de Brasília. Brasília (DF).

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Como Citar

Alves, M. (2009). A histórica contribuição do ensino privado no Brasil. Educação, 32(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/view/5139

Edição

Seção

Ponto de Vista